"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Vitamina K: Qual a importância e em quais alimentos pode ser encontrada?


28/09/2014 - 23:00:00 | 989

Diversos problemas de saúde podem ser tratados e prevenidos

Pouco se fala sobre a importância da vitamina K na alimentação, mas saiba que se trata de um importante nutriente que deve fazer parte da dieta.
 
A vitamina K é importante no que se refere à coagulação sanguínea, consequentemente é importante no tratamento de feridas e em casos mais graves como hemorragias internas.
 
Quando essa vitamina se encontra em deficiência no organismo, o tratamento com uso de antibióticos pode vir a ser prolongado.
 
Quando o indivíduo sofre de problemas de saúde como doenças intestinais, faz a utilização de antibióticos, realiza tratamento com radiação etc., tem a absorção da vitamina K prejudicada.
 
Essa vitamina é lipossolúvel, ou seja, necessita da presença de gorduras para que seja devidamente aproveitada pelo organismo, pessoas com doenças hepáticas geralmente sofrem de deficiência de vitamina K.
 
A vitamina K1 pode ser encontrada em alimentos como: verduras de folhas verde-escuras (couve, brócolis, espinafre, almeirão, entre outras); pode ser encontrada em sementes de soja; no fígado bovino; no chá verde; na gema de ovo; nos queijos; na aveia etc. A vitamina também é encontrada, mas em menor quantidade, em frutas, na carne bovina, no leite, na carne de porco, entre outros.
 
Há também a vitamina K2, que é encontrada na flora bacteriana localizada na região do intestino, aliás, é o intestino que sintetiza a vitamina K2.
 
Em uma alimentação saudável é importante frisar que todos os nutrientes devem estar presentes, todas as vitaminas, minerais, grupos de alimentos (carboidratos, proteínas, lipídeos (gorduras), fibras, entre outros).
 
Já que essa vitamina necessita da presença de gorduras para ser sintetizada pelo organismo, dê preferência às gorduras mais saudáveis como monoinsaturadas e poliinsaturadas, alimentos como sementes oleaginosas, o azeite extra-virgem, o abacate, o óleo de coco, os peixes com ênfase no salmão e sardinha, entre outros, devem ser explorados para que esse nutriente tão importante possa ser completamente absorvido.
 
Outra ação da vitamina K que merece ser ressaltada é seu poder de fortalecimento dos ossos, mulheres que estão no período da menopausa, principalmente, devem consumir alimentos ricos nesse nutriente.
 
Segundo estudos realizados, o consumo regular dessa substância é fundamental para o bom funcionamento cerebral, melhora a capacidade cognitiva do cérebro e aumenta o poder de concentração do indivíduo.
 
Pessoas que sofrem com problemas de estômago também precisam consumir mais alimentos ricos em vitamina K.
 
Quando se fala em saúde da visão, muitos já se lembram da vitamina A e de alimentos como a cenoura, mas a vitamina K também age sobre a saúde dos olhos e previne doenças oculares. Outra fonte de vitamina K que merece a atenção, além de possuir maior quantidade de vitamina A que a cenoura é o damasco.
 
Pesquisas também já apontaram que esse nutriente é importante em casos de tratamento contra o câncer.
 
Consuma mais alimentos ricos em vitamina K, agregue mais saúde à dieta.