Seja bem vindo a Online Farma!

Você sabia que através de massagens em pontos específicos dos pés é possível diagnosticar e tratar distúrbios físicos ou emocionais? Trata-se da reflexoterapia, uma técnica de massagem nos pés que estimula o sistema nervoso a reparar os problemas na homeostase – caracterizada como a  capacidade do organismo em se reequilibrar ou apenas manter o bom funcionamento.

Segundo a Associação Brasileira de Reflexoterapia e Pesquisa (ABRP), essa técnica possui duas linhas: uma ligada à medicina chinesa e outra ligada à fisiologia e aos estímulos nervosos. A ideia central da terapia é de que há pontos nos pés que podem estimular o funcionamento de determinados órgãos do corpo.

O diagnóstico é feito por um reflexoterapeuta em  uma consulta que dura, em média, uma hora. A avaliação consiste em uma longa conversa, análise dos pés e massagem terapêutica – que pode vir a doer bastante, dependendo do nível do distúrbio da pessoa.

Para surtir efeitos, o tratamento deve ser aplicado, no minimo, duas vezes por semana. Durante a massagem, o profissional estimula determinados órgãos do corpo e, no decorrer desse processo, o cérebro recebe uma mensagem para detectar e corrigir o mau funcionamento. E ao fazer isso, também envia antiinflamatórios ou analgésicos naturais para as regiões que devem ser reequilibradas. Por se tratar de uma técnica natural e não evasiva, pode acompanhar e ajudar em tratamentos alopáticos.

A reflexoterapia pode atuar no tratamento de dores musculares, enxaquecas, problemas de má circulação, ansiedade, TPM, menopausa, alergias, problemas digestivos, labirintite e até mesmo depressão.
Além do diagnóstico de distúrbios físicos, a técnica pode fazer uma espécie de leitura da personalidade da pessoa através da análise dos pés.
O termo “reflexoterapia” também pode ser aplicado a outras terapias, como  a auriculoterapia, com massagens e estímulos nas orelhas e a cinesioterapia, que busca solucionar os problemas corrigindo a postura.

Por: AgComunicado