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Você conhece o poder das frutas vermelhas?


16/09/2013 - 23:00:00 | 580
Frutas como melancia, cereja, amora, morango, framboesa entre outras da cor vermelha, são fontes de antioxidantes e ricas em vitamina B, que atuam no combate dos radicais livres, retardando o envelhecimento e ajudam no melhor funcionamento das células do nosso organismo. 
 
De acordo com especialistas, de um modo geral as frutas são muito benéficas para o organismo, pois são fontes de vitaminas, nutrientes e fibras. Entre as frutas vermelhas que ganham destaque, estão morango, melancia, acerola, cereja, maçã e goiaba. 
 
As fibras, presentes em grandes quantidades nas frutas vermelhas, além de melhorar o funcionamento do intestino, atuam também no combate ao colesterol, reduzindo as altas taxas de gordura no sangue (que também podem ser tratadas com o medicamento Sinvastatina), altamente prejudiciais à saúde. Especialistas recomendam o consumo de frutas vermelhas para pacientes que apresentam doenças cardiovasculares, pois as frutas previnem o aumento dessas doenças.
 
A alta concentração de antioxidantes e flavonoides protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres, favorecem a produção de um tecido saudável e ainda possibilitam a formação de novos capilares sanguíneos. Vale ressaltar que pesquisas recentes, mostraram que as antocianinas, induzem células cancerígenas a um processo de autodestruição.
 
O efeito diurético das frutas vermelhas, também chama a atenção de especialistas. Pois auxilia a combater diversas doenças e bactérias, decorrentes da urina. Sem contar os efeitos benéficos, que o consumo das frutas vermelhas garante a visão. 
 
Outra característica importante das frutas vermelhas é a baixa quantidade de calorias, a quantidade elevada de água e a alta concentração de fibras. 
 
Para consumir de maneira saudável, especialistas alertam que a correta higienização das frutas é fundamental. Pois algumas podem conter muitos agrotóxicos, que prejudicam a saúde. Utilizar as frutas para fazer sucos, também é uma ótima opção, mas desde que seja consumido sem açúcar e logo após o preparo, para que se aproveite mais os nutrientes.
 
As frutas vermelhas podem ser inseridas em dietas, de diversas maneiras, bem como, podem ser utilizadas em uma infinidade de receitas que vão desde bebidas, geleias e tortas. Faça boas escolhas, adote o hábito de consumir frutas vermelhas diariamente e desfrute dos diversos benefícios que elas podem te oferecer.