Seja bem vindo a Online Farma!

 

Imagine um esporte sobe o patins onde não tem bola, apenas mulheres podem jogar e é conhecido por ser violento. Esse é o Roller Derby.

O Roller Derby surgiu na década de 70 no Texas, Estados Unidos. Seu nome traduzido significa “Corrida de Patins”, para atrair um público maior o esporte passou a ser encenado repleto de jogos violentos e até um pouco forçados para serem exibidos na TV. Em 2001 algumas moradoras do Texas decidiram reacender o esporte como uma atividade séria e sem encenação.

As regras do Roller Derby são simples: São dois times cada um com 5 jogadoras, dessas  cinco 4 são as Blockers ( bloqueio) e 1 é a Jammer ( marcadora de pontos). O jogo começa quando o juiz apita 1 vez, saem na frente todas as bloqueadoras e em um segundo apito saem as marcadoras de cada time. O objetivo dessa marcadora é ultrapassar cada jogadora do time adversário, para cada jogadora do time adversário que ela passa o time ganha um ponto.  O jogo pode ser considerado violento pois para bloquear as jogadoras acontecem alguns empurrões e muitos tombos.  

Depois do filme Garota Fantástica (Whip It) protagonizado por Ellen Page e dirigido por Drew Barrymore, o Roller Derby ficou mais conhecido. Hoje o esporte está crescendo e ganhando força pelo mundo, inclusive no Brasil. O motivo que as garotas se encantam pelo esporte é muito simples, além de ser em cima do patins ( o que proporciona uma sensação de liberdade e agilidade bem prazerosa), o jogo não exige um tipo físico atlético. Cheinhas, magrinhas , altas ou baixas não importa, todas são bem recebidas!

O que é preciso para jogar Roller Derby?Patins squad ( aqueles com duas rodas na frente e duas atrás), cotoveleira, joelheira, capacete, bundeira e protetor bucal. 

O Roller Derby além de ser divertido ajuda na boa forma porque andar de patins queima 392 kcal/h. No Brasil existem diversas ligas ( junção de times) espalhadas. Procure a mais próxima a você e pratique ou indique para a irmã, namorada, prima, amiga ou mãe.

 

Carina Xavier Silva