Seja bem vindo a Online Farma!

 
Um dos temperos mais tradicionais da cozinha brasileira, os efeitos da salsa vão muito além do sabor. Além de ser rica em vitaminas, nutrientes e minerais, a salsa promove efeitos positivos nos rins, no coração e ainda ajuda a regularizar o processo digestivo e a menstruação. 
 
Conhecida também como cheiro-verde, a erva tem em sua composição, propriedades de um tipo de óleo chamado apiol, que por sua vez é rico em minerais, ferro, fósforo, cobre, maganêz, cálcio e zinco. Sem contar as ricas quantidades de vitaminas A e C. Por conta dessa rica variedade de nutrientes, a salsa fortalece o sistema imunológico e atua como um anti-inflamatório natural, ajudando e favorecendo as defesas do organismo a se manterem sempre fortes e saudáveis.
 
Seu consumo também garante benefícios ao sistema digestivo, controlando o bom funcionamento do intestino, ajudando a evitar gases intestinais, cólicas abdominais e má digestão. A salsa ainda é rica em vitamina C, essencial para o sistema imune e para a melhor absorção de ferro no organismo, o que também evita a anemia. 
 
Os flavonoides presentes nas folhas, raízes e talos da salsa são potentes antioxidantes que são responsáveis por combater os radicais livres e evitar o envelhecimento precoce. Também encontramos na salsa a clorofila e o cálcio, que são fundamentais para desintoxicar o organismo e controlar a pressão arterial. 
 
O chá de salsa é diurético e digetivo, atua no bom funcionamento dos rins, ajuda no tratamento e prevenção de reumatismos, cálculos renais, artrite, artrose e gota (que também podem ser tratados com o medicamento Dexametasona). O chá de salsa evita a formação de pedras, elimina a uréia, evita o acúmulo de sódio no corpo e alivia problemas de inchaço, favorecendo também a perda de peso saudável. 
 
Para se adquirir todos os efeitos benéficos da salsa, especialistas recomendam o consumo de 400 ml de chá de salsa diariamente. 
 
O chá de salsa também atua afinando o sangue e reduzindo as altas taxas de colesterol ruim. Confira esta receita para baixar os índices de colesterol:
 
Ingredientes
- 250 ml de água;
- 1/2 cenoura ralada;
- ½ colher de chá com gengibre;
- 1 maçã picada;
- 1 colher de chá com salsa;
 
Modo de preparo
Coloque a água, a salsa e o gengibre em uma panela e deixe ferver. Aguarde esfriar e adicione no liquidificador com a maçã e as cenouras, bata bem e sirva em seguida.