Seja bem vindo a Online Farma!

Comum na região central do Brasil, o Mulungu é uma árvore com flores alaranjadas, tem casca com diversas propriedades e nutrientes e ainda é utilizada em chás e tratamentos. Diversos estudos e pesquisas comprovam que as substâncias presentes na casca de mulungu, auxiliam quem deseja parar de fumar. 
 
De acordo com uma equipe de pesquisadores, a casca de mulungu é rica em flavonoides, alcaloides e triterpenos. Um desses alcaloides, a erisodina é responsável por bloquear os receptores de nicotina. Com essa ação, o chá de mulungu ajuda quem pretende se livrar do vício do cigarro. 
 
O chá de mulungu também é muito utilizado em casos de estresse relacionados ao sistema nervoso, atuando como um potente calmante. Administrado geralmente em tratamentos de tosse, asma e dores reumáticas (que também podem ser tratadas com o medicamento Dexametasona), o chá de mulungu também é recomendado para diagnósticos de afecções hepáticas, já que é rico em antioxidantes e mantem em equilíbrio o funcionamento do fígado. 
 
Especialistas também afirmam que em casos de pacientes com problemas cardíacos, o chá de mulungu promove efeitos positivos, regulando o ritmo dos batimentos cardíacos e ajudando a diminuir a pressão arterial. 
 
Por conter substâncias calmantes, a utilização do chá de mulungu vai muito além dos tratamentos medicinais, muitas pessoas recorrem ao chá para os tratamentos antitabagismo, que além de promover efeitos benéficos ao organismo, ajuda a combater a ansiedade causada pelo estresse e nervosismo diários (principais responsáveis pelos fumantes não abandonarem o vício). 
 
Especialistas recomendam o consumo moderado de chá de mulungu, pois se consumido em excesso, por mais de três dias, pode causar paralisia muscular.  
 
O preparo do chá é feito a partir do cozimento das cascas e ramos da árvore. O mais indicado é ferver 1 litro de água com 2 colheres de mulungu, por dez minutos. Após ferver, coar e servir. 
 
Especialistas alertam: pacientes que utilizam medicamentos para pressão arterial, devem ter atenção ao consumir o chá de mulungu, já que o chá reduz a pressão arterial.