Seja bem vindo a Online Farma!

 
Amenorréia é a ausência de menstruação em mulheres que estão em períodos reprodutivos. A amenorréia é classificada como primária, quando o período menstrual não teve início até os dezesseis anos e secundária quando ocorre a ausência de menstruação por um período maior que três meses em mulheres que já apresentaram ciclos menstruais anteriormente. 
 
É importante lembrar que a amenorréia é normal antes da puberdade, durante a gravidez e após a menopausa. Algumas mulheres podem apresentar amenorréia também durante o período de amamentação. Existem vários fatores que causam a amenorréia, entre eles os efeitos colaterais de tratamento de câncer, menopausa precoce, tumores no sistema nervoso central, alterações de peso e síndrome de ovários policísticos.
 
Além da ausência da menstruação, a mulher pode ter sintomas como dores de cabeça ou distúrbios visuais, acne, excesso de pelos, secura vaginal, ondas de calor e diminuição da libido. Dificilmente algum caso de Amenorréia é hereditário e acredita-se que cerca de 1,2% da população sofra com a amenorréia primária, enquanto a secundária atinge aproximadamente 5% das mulheres. O diagnóstico da amenorréia é feito a partir do exame físico da paciente e da história clínica.
 
Alguns fatores como presença de secreção mamária, aspecto da genitália e tamanho do útero devem ser observados. Primeiro a paciente precisa realizar um exame de gravidez para descartar essa possibilidade. Exames de sangue também são realizados para medir os níveis de hormônios. Em mulheres que nunca menstruaram, o médico poderá realizar uma ultrassonografia para avaliar o útero e a anatomia da vagina. A ressonância magnética pode ser indicada se a causa estiver ligada a alguma doença da hipófise. 
 
Existe tratamento para a amenorréia, porém é importante lembrar que a doença pode causar implicações no futuro. Mulheres com amenorréia são mais propensas à Osteoporose e fraturas, por isso precisam se preocupar com o controle da densidade óssea. 
 
Produtos naturais podem ser utilizados por mulheres que sofrem com a Amenorréia, como o medicamentos Tribulus Terrestris, que contribui para uma melhora na densidade mineral óssea.