Seja bem vindo a Online Farma!

 
A Osteopenia é causada pela perda de massa óssea, causando assim uma fragilidade nos ossos e maior possibilidade de fraturas. Se não for tratada adequadamente, a Osteopenia pode resultar na Osteoporose. 
 
A Osteopenia não gera nenhum sintoma. As dores só aparecem quando ocorre alguma fratura ou deformação dos ossos causados pela perda de massa óssea.  Existem diversas causas para a Osteopenia, entre elas o sedentarismo, a falta de exercícios físicos, o consumo de álcool e cigarros, gravidez na adolescência, esforço excessivo, dietas de grande impacto e o envelhecimento, pois é uma causa natural de diminuição de massa óssea.
 
Algumas doenças como diabetes, asma, anorexia, bulimia, anemia falciforme e infecção hepática também predispõe o paciente à Osteopenia.
 
O tratamento da Osteopenia é baseado em uma dieta com alimentos enriquecidos em cálcio como o leite e seus derivados. A prática de exercícios físicos e suplementos de cálcio também são utilizados no tratamento da Osteopenia. Em alguns pacientes, a fisioterapia pode ser indicada, pois ajuda a fortalecer os músculos através de exercícios menos agressivos. Dependendo da análise clínica do paciente, o médico pode prescrever outros tipos de medicamentos. 
 
Se a Osteopenia não for tratada de maneira adequada, pode resultar na Osteoporose. Isso significa que o paciente já perdeu sua estrutura óssea e por isso está mais sujeito às fraturas. Na Osteoporose os pacientes podem sofrer fraturas mesmo em movimentos simples como levantar da cama ou girar o tronco. Muitos pacientes se acidentam dentro de casa por motivo de quedas e até tropeções. 
 
É importante que a Osteopenia seja evitada, através de exercícios físicos após os trinta ou trinta e cinco anos, principalmente com exercícios que fortaleçam os ossos e ajudem a corrigir a postura. As mulheres que estão na menopausa precisam de acompanhamento médico, pois nesse período são mais suscetíveis à Osteoporose.
 
Existem medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris que auxiliam na melhora da densidade óssea, e podem colaborar para a prevenção da Osteopenia.