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São poucas, ou quase raras, as mulheres que não ficam à beira de um ataque de nervos com os sintomas da TPM. Ela acontece por volta de 10 a 15 dias antes do início do ciclo menstrual, trazendo os mais variados sintomas, desde dores e inchaços até fadiga e irritabilidade.

Existem até quatro tipo de TPM (A, C, D e H) e em uma consulta com o ginecologista, você poderá descobrir mais a respeito desse assunto. Se for o caso, existem diferentes tratamentos para reduzir os sintomas e eliminar as crises. Vale ressaltar que o consumo de certos alimentos pode ajudar a combater o problema.

TIPO A

Tem relação com altos níveis de estrogênio e o baixos níveis de progesterona. Os principais sintomas são irritabilidade, oscilações de humor e ansiedade. Para combatê-la, prefira alimentos ricos em vitamina B6, pois são interligados com a produção de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar. Destacam-se: pães integrais, soja, feijões, ovos e vegetais de coloração esverdeada. Evite  laticínios, chocolate, bebidas alcoólicas, cafeinadas e refrigerantes à base de cola. Os exercícios mais indicados neste caso são alongamentos, pilates e yoga.

TIPO C

Os níveis de glicose são reduzidos e a pessoa sente fadiga, dor de cabeça e maior compulsão por doces. Para evitar o desejo por docinhos, opte por carboidratos agregados a alguma proteína, como por exemplo, um sanduíche de pão integral com requeijão light e fatias de peito de peru. Opte por alimentos que regulem os níveis de glicose, como leguminosas, grãos, carnes magras e frutos do mar.  Caminhada, hidroginástica e natação são as atividades mais recomendadas para esse caso.

TIPO D

Causada pela redução dos níveis de estrogênio e  caracterizada pelos sintomas de insônia, depressão e até mesmo, perda de memória. Bebidas alcoólicas e laticínios aumentam os sintomas e portanto, devem ser evitados. Embora a cafeína seja contraindicada para quem sofre de TPM, neste caso, suas propriedades psicoativas podem levantar o ânimo e afastar a depressão. Apenas uma xícara de café é o suficiente. Só não vale ficar dependente e consumir muito café ou bebidas cafeinadas ao longo do dia. Atividades aeróbicas e danças são as atividades físicas mais indicadas.

TIPO H

Associada à maior retenção de líquidos, dores nos seios e aumento de peso, atinge de 60% a 70% das mulheres. Melancia, tangerina, melão e outras frutas que contém bastante água, ajudam a amenizar o sintomas. Porém, a vitamina mais importante, nesse caso, é a B6, encontrada em alimentos como a banana, o feijão e a lentilha. Água de coco, chá verde e alimentos orgânicos também são bem vindos a essa dieta. Caminhadas, hidroginástica e natação são os exercícios físicos mais recomendados.

Por: AgComunicado

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