Seja bem vindo a Online Farma!

Há algumas dicas que podem ajudar...

Só quem tem a pele oleosa sabe o quão desagradável é o aspecto brilhante... Se é mulher, ter de passar a cada momento o pó para conter o brilho e oleosidade ou então ter de lavar o rosto mais vezes ao dia.

Essa oleosidade é fruto da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. A pele passa a ‘expulsar’ por meio dos poros quantidades bem pequenas de gordura e água por meio do suor... Esse “óleo” ajuda a lubrificar e proteger a pele, mas quando a quantidade de gordura que sai por meio dos poros é maior, instaura-se um grau de oleosidade na pele, que passa a incomodar e muito.

O que fazer nesses casos?

O ideal seria utilizar um sabonete líquido adequado para a pele. Antes de mais nada, realizar uma consulta com um dermatologista é fundamental. Sabonetes neutros a base de ácido salicílico são indicados, a temperatura da água não deve nem estar muito quente (o que pode fazer com que a pele se torne ainda mais oleosa após a lavagem), mas também não pode estar muito fria, o que pode fazer com que os poros da pele não se abram para que o sebo presente possa ser retirado. Realizando esse processo todos os dias pelo menos duas vezes ao dia, ocorre melhora, inclusive, em casos de acne.

Maquiagem é um item que pode ser utilizado também por quem tem pele oleosa. Hoje existem excelentes marcas no mercado que não intensificam a oleosidade, pelo contrário, ajudam a equilibrar a oleosidade. Prefira sempre os produtos com efeito mate.

Em dias mais quentes a pele costuma ficar ainda mais oleosa. Nesses dias, vale redobrar o cuidado lavando a pele com sabonete específico pelo menos três vezes ao dia.

Não se esqueça de proteger a pele com filtro solar. Aliás, sempre após a lavagem do rosto, quando estiver bem seco, aplique o filtro solar com fator mínim0 30. Prefira as formulações oil free. Há excelentes marcas no mercado que prometem até seis horas de oleosidade controlada.

Muito cuidado com o uso de esfoliantes que podem aumentar a oleosidade da pele. Há tipos específicos de esfoliantes que não agridem e que podem ser utilizados diariamente, mas é sempre importante ter a opinião de um especialista nesses casos.

A alimentação também reflete sobre a pele. Cuidado com alimentos ricos em gorduras, com excesso de carboidratos na dieta. Procure ingerir com frequência frutas, verduras e legumes. Mantenha sempre o corpo hidratado e beba pelo menos dois litros de água por dia. Beber água ajuda a equilibrar a oleosidade da pele.

Hidratação é fundamental para todos os tipos de pele, inclusive para a pele oleosa. Existem muitos produtos oil free que mantêm a pele com efeito mate, sem o brilho indesejado.

Pele oleosa geralmente é uma porta de entrada para o surgimento de cravos e espinhas, isso porque a oleosidade em excesso também costuma estar relacionada a alterações hormonais e à alta produção de insulina no organismo.

A pele oleosa geralmente está relacionada ao couro cabeludo oleoso. No caso do couro cabeludo oleoso, o ideal é utilizar produtos à base de ervas que ajudam a melhorar o grau de oleosidade.

O ideal é tomar esses cuidados que podem ajudar a controlar a oleosidade da pele, tornando-a ainda mais bonita.