Seja bem vindo a Online Farma!

 

 

 

SE VOCÊ NÃO CUIDAR DO SEU CORPO, PASSARÁ A VIDA "CALANDO" SINTOMAS

 

Apesar de uma vida agitada, dos compromissos e pressões, você consegue cuidar da sua saúde por meio de bons hábitos?

O médico homeopata, Mauro Carbonar, alerta que é importante que as pessoas tomem cuidado com o que comem, que tenham uma atividade física regular, bom repouso e bons hábitos higiênicos.

O médico explica que o bom repouso não está relacionado apenas com o ato de dormir, mas com ter horas vagas durante o dia, ter finais de semana, férias regulares e atividade mental contínua (estar sempre lendo, aprendendo, pondo coisas novas na cabeça):

“Hábitos higiênicos não se referem apenas a tomar banho e a escovar dentes, hábitos higiênicos se referem também à convivência, com quem se convive, isso envolve ambiente em que se vive, seja de trabalho, familiar, higiene também envolve ter as necessidades fisiológicas regulares e saudáveis, o xixi deve ser saudável, assim como as fezes e até mesmo a menstruação.”

O especialista também acrescenta que a higiene também envolve exames médicos periódicos para conferir se aquilo que se faz pela saúde está adequado para os índices que mostram tanto bioquimicamente e por imagem se um indivíduo está saudável. 

De acordo com o artigo Seu corpo e a autocura, na medicina tradicional, a doença é a alteração das funções normais do corpo e segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, a doença é uma alteração do estado fisiológico de uma ou mais partes do corpo humano e, para a medicina tradicional, a evolução da doença é quase previsível, por isso, o tratamento costuma ser “universal”. 

Ainda de acordo com a matéria, na medicina alternativa o objetivo do tratamento não é só fazer com que a doença desapareça, mas sim, atuar no restabelecimento do equilíbrio perdido no organismo.

O homeopata alerta que é importante que as pessoas tenham a consciência de que o próprio organismo é capaz de se curar e de que com bons hábitos, a pessoa á capaz de favorecer essa autocura, fazendo com que o organismo se mantenha bem.

O especialista explica que um dos hábitos mais importantes é a boa alimentação, e que para ser uma boa alimentação dependerá da qualidade, quantidade, dos horários das refeições, se existe um intervalo adequado entre elas, da combinação dos alimentos e por fim, da eliminação dos resíduos, por meio das fezes e urina.

O médico compara o funcionamento do corpo humano com um aquário:

“O nosso corpo é como um aquário, é uma bolsa de água morna “levemente salgada” para que os nossos órgãos, as nossas células, para que as nossas funções fiquem adequadas. Ele precisa ter um bom ambiente, assim como é a qualidade da água em um aquário que vai determinar a qualidade para a vivência dos peixes e plantas.”

O artigo A Ayurveda, explica que a doença não é como uma entidade independente e que existe porque encontra terra fértil, ou seja, encontra um corpo em desequilíbrio. 

O especialista alerta que o uso inadequado do equipamento (corpo) poderá danificar para sempre o aparelho, o que trará consequências irreversíveis para todo o sistema: “É impressionante como as pessoas querem ter direito de se queixar ou até são iludidas a usar medicamentos que não são combustíveis recomendados pelo fabricante (natureza) e querem que o organismo não reclame”.

O homeopata ressalta que grande parte das pessoas se alimenta de junk food (comida lixo) e ainda assim, desejam não ficar doentes. Assim como preferem tomar medicamentos que as permita continuar errando na saúde, mas como sempre, o organismo “denuncia” quando algo não vai bem. O médico também destaca que as pessoas têm o hábito de achar que os alimentos dados pela natureza não estão prontos, e aí querem acrescentar elementos à alimentação:

“As verduras, frutas, legumes, também já vêm prontos da natureza, se a pessoa coloca sal, vinagre, óleo, em cima das verduras e legumes, por exemplo, é o mesmo que poluir o alimento. A gente não vai adquirir um automóvel seja da marca que for, tirá-lo da concessionária e dizer: ‘Agora vou arrumar esse automóvel porque a montadora não fez como eu queria’.”

O especialista alerta que as pessoas precisam compreender que quando a natureza fez cada ser humano, já foi projetado como seria o combustível ideal para o corpo e que quando o combustível é alterado, a pessoa passa então a apresentar sinais e sintomas de mau funcionamento que se tentará solucionar com medicamentos, o que para ele, constitui-se numa forma de dizer ao corpo: “cale-se!”.

 

 

Mauro Carbonar – Médico generalista, trabalha com Homeopatia, Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa e Dietoterapia há quase 40 anos.

 

Fontes 

CONASAÚDE – Congresso Nacional de Saúde.

Seu corpo e a autocura. A mente é maravilhosa: amenteemaravilhosa.com.br/seu-corpo-autocura

A Ayurveda. Yoghee: www.yoghee.com.br/#!ayurveda/a09nt