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Yoga controla o estresse e a ansiedade


04/11/2012 - 23:00:00 | 614

Sob o lema “mente sã, corpo são”, o yoga, prática indiana milenar, proporciona os mais variados benefícios à saúde. Para alguns, ela ultrapassa o conceito de “exercício físico” e é adotada como filosofia de vida, englobando concentração, equilíbrio emocional e físico, postura, respiração correta e alimentação vegetariana.

Com a rotina conturbada e poluída dos grandes centros urbanos, propícia a doenças alérgicas como rinite e sinusite, às vezes fica difícil prestar atenção na forma a qual respiramos. E esse simples “respirar e expirar” têm forte influencia na qualidade de vida. A respiração interfere na musculatura do corpo: quando está funcionando da forma de correta, os músculos ganham maior elasticidade e maciez e, no caso contrário, tendem a ficar enrijecidos.

O enrijecimento dos músculos resulta em dores e, quase sempre, crises de estresse ou ansiedade – dois grandes vilões do emagrecimento. O estresse é uma reação normal e necessária para o ser humano, mas deve ser dosado. Ele faz com que o cérebro receba uma mensagem de ameaça e  aumente a produção dos hormônios cortisona e adrenalina. O cortisol desequilibra o apetite e estimula a multiplicação da gordura no organismo, que após esse processo de “ameaça”,  pede uma recompensa: o consumo de doces, frituras e outras guloseimas.

O chamado torniquete dos asanas - que nada mais é que a prática do yoga de trabalhar toda a musculatura em diferentes posturas – libera as toxinas depositadas nos tecidos. Essas substâncias podem causar distúrbios físicos e emocionais, como por exemplo, a obesidade. E é neste ponto que o yoga pode influenciar o bom emagrecimento.

As posturas aplicadas no yoga fazem uma espécie de massagem na tireoide e a estimulação dessa glândula pode resultar no emagrecimento. A prática também atua no funcionamento do metabolismo e na produção de hormônios.

Estima-se que cerca de 500 calorias sejam gastas em aulas mais intensas - quantidade equivalente a uma aula de step avançada.  Enquanto nos níveis mais suaves, para iniciantes, a queima de calorias pode chegar a 225 calorias por aula, o mesmo que em uma caminhada de ritmo acelerado.

Por: AgComunicado