"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Yoga: mente sã, corpo são!


04/11/2012 - 23:00:00 | 606

Estresse, cansaço e outros males que afetam a saúde são problemas cada vez mais comuns no cotidiano de milhões de pessoas. Seja por uma rotina conturbada, maus hábitos alimentares ou uma somatória de fatores, a qualidade de vida fica cada vez mais comprometida.

Uma boa alternativa para fugir desses problemas é a prática de yoga, uma atividade milenar com base  na filosofia de origem indiana.

A palavra "yoga" possui diversos significados, dentre eles: controlar e unir. Existem inúmeras linhas de yoga no mundo. Todas propõem caminhos para atingir o mesmo objetivo: a iluminação da consciência e o equilíbrio físico, mental e espiritual.

No Brasil, uma das principais linhas é a Hatha, que se insere no yoga clássico. Suas práticas são simples e geralmente compostas por exercícios respiratórios, alongamentos suaves, meditação e exercícios de concentração.  Além do equilíbrio, a prática visa a melhoria do funcionamento do organismo, do sistema imunológico e endócrino. Ainda favorece a concentração e fortalece músculos e articulações.

Os exercícios trabalham a estrutura externa e interna do corpo e podem ajudar a complementar o tratamento de dores de diversas naturezas, desvios posturais, gastrite, tensão, insônia, ansiedade e muitos outros distúrbios.

O yoga pode ser praticado por qualquer pessoa, sempre respeitados os limites e condições físicas de cada praticante. O melhor é que as técnicas e exercícios se adaptem às pessoas e não o contrário.

A frequência ideal é de duas vezes na semana, com duração de uma hora para cada aula. Se possível, reserve 15 minutos do seu dia e pratique exercícios de relaxamento ou alongamentos.

Vale lembrar que a alimentação equilibrada é indispensável! Evite os excessos e invista nos alimentos integrais e naturais, como frutas, legumes, cerais e peixes. Seu corpo agradece!

Por: AgComunicado