Seja bem vindo a Online Farma!

Melhora do estado físico, bem-estar ou autoconhecimento. A prática de yoga é hoje considerada  uma forma efetiva de cuidar da saúde. Segundo dados de um artigo da Associação Brasileira dos Profissionais de Yoga, há estudos que comprovam que esta filosofia milenar ajuda no controle a pressão sanguínea e na capacidade respiratória e metabólica, atuando positivamente na saúde das pessoas e colaborando na melhoria da qualidade de vida.  

Para praticar yoga não é preciso nenhum acessório. Basta estar com os pés descalços e usar roupas leves e confortáveis. Nada de usar óleos ou cremes no corpo, assim como relógios ou joias. Ao contrário do que se pensa, praticar yoga pode trazer riscos para as pessoas com algumas doenças ou problemas físicos. Por isso, é preciso avisar o instrutor a respeito de tratamentos médicos ou uso de medicamentos.

Durante as aulas, tudo é realizado de maneira lenta. Não há movimentos bruscos. A ideia é aprender a respeitar as limitações do corpo, a respirar da maneira correta e a controlar a energia vital. Manter os olhos fechados durante os exercícios ajuda a estimular os  sentidos, além de nos colocar em contato com nosso mundo interior.

Podemos dizer que a prática de yoga ajuda, inclusive,  a abandonar alguns vícios, como o tabagismo e alcoolismo, além de trazer mudanças na própria alimentação. Os praticantes costumam deixar de lado as carnes vermelhas, o chocolate, o café e o açúcar. Novas práticas, novos costumes.

É normal que, em um primeiro momento, o iniciante não consiga realizar todos os exercícios e técnicas, como por exemplo os ásanas (exercícios respiratórios), yoganidrá (técnicas de descontração) e samyama (concentração, meditação e samádhi). Com perseverança e paciência, ele evolui na prática e constrói uma vida com mais qualidade. E saúde.

Por: AgComunicado