Seja bem vindo a Online Farma!

O tamarindo é um fruto tropical, de sabor azedo, originário da África do Sul, e pode ser cultivado facilmente nas regiões tropicais. No Brasil, o tamarindo é muito encontrado e consumido nos estados do Nordeste. Ele possui casca marrom e o formato é parecido com a da vagem. Devido sua vasta gama de propriedades nutricionais, o tamarindo proporciona diversos benefícios para o nosso corpo.

 

Tamarindo benefícios:

 

O tamarindo é rico em vitamina C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibras, além de compostos orgânicos que fazem desta fruta um potente antioxidante e agente anti-inflamatório. Além disso, o tamarindo ajuda a prevenir as doenças relacionadas com o coração, pois ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue. No entanto, um dos benefícios mais conhecidos é que ele pode ser usado para tratar problemas digestivos, como, por exemplo, a prisão de ventre, o tamarindo pode ser considerado como um laxante leve e natural.

 

Tamarindo como consumir?

 

Para aproveitar todos os benefícios do tamarindo, ele deve ser consumido em sua forma natural ou em polpa. Além disso, o tamarindo pode ser consumido no preparo de doces, molhos, sucos, bolos, sorvetes, xaropes, licores e bebidas, e até mesmo, utilizado como tempero. O tamarindo também pode ser preparado e consumido na forma de chá. 

 

Suco de tamarindo para a prisão de ventre:

 

Para preparar este suco medicinal basta retirar todo o suco de 2 limões com a ajuda de um espremedor, adicioná-lo no liquidificador juntamente com a polpa do tamarindo, mel a gosto e 2 copos de água e bater todos os ingredientes no liquidificador. 

 

O tamarindo tem muitas calorias, por isso, não é recomendado comer grandes quantidades, porém, beber um copo de suco de tamarindo antes do almoço e do jantar ajuda a diminuir o apetite, além de fornecer ao organismo todos os seus benefícios.