Seja bem vindo a Online Farma!

Saiba o que fazer quando surge o problema

O clima muda a cada momento... Tem dias que começam quentes e terminam com frio ou o contrário. É comum que as pessoas saíam de casa com um agasalho mesmo em dias quentes, porque nunca se sabe o que será ao final do dia. Esse é um dos motivos para que alguns problemas desagradáveis surjam com mais frequência, e um deles é a dor de garganta.
 
Aquela sensação de garganta “arranhando” é uma das mais desagradáveis, não é mesmo?
 
A dor de garganta geralmente está relacionada à gripe ou ao resfriado, mas também pode ser sinal de que o sistema imunológico está enfraquecido.
 
Quando o problema surge, geralmente é prescrito algum anti-inflamatório ou se o caso for um pouco mais grave, um antibiótico. Mas há algumas ações que podem ser tomadas para aliviar os sintomas desagradáveis da dor de garganta. Quais ações são estas?
 
Hexamidina. Essa substância pode ser encontrada em spray e ajuda a aliviar a dor ao engolir que tanto incomoda. Claro que essa substância trata apenas o sintoma e não o problema em si.
 
Própolis. O própolis também atua no alívio da dor, mas também possui poder anti-inflamatório, ou seja, além de tratar os sintomas, ajuda no tratamento direto do problema.
 
Chás. Consumir chás ao longo do dia é recomendável. Aproveite para explorar o limão, o mel e o gengibre no preparo, isso porque são ingredientes poderosos que ajudam no tratamento do problema.
 
Gengibre. Possui grande poder anti-inflamatório, pode ser consumido in natura, em forma de chás ou de sucos. Em casos de garganta muito inflamada, vale mastigar uma fatia fina de gengibre, obviamente que se sentirá o ardido da raiz, mas acredite, auxilia e muito no tratamento do problema.
 
Alimentos cítricos. Esses alimentos são ricos em vitamina C, importante vitamina antioxidante que fortalece o sistema imunológico e que possui propriedade anti-inflamatória. Por isso invista no consumo da maçã, laranja, limão, acerola, morango etc.
 
A hortelã também é uma aliada no tratamento dos sintomas da dor de garganta. A dica é aproveitar por meio de chá, mastigar uma folhinha também ajuda.
 
Gargarejos são recomendados, água morna com sal auxilia no processo de desinflamação da garganta.
 
O alho é um alimento com propriedade bactericida e anti-inflamatória, utilizar no preparo de chás também é recomendado.
 
Beba sempre muita água ao longo do dia. 
 
E claro que essas dicas não substituem o tratamento indicado pelo médico.