"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

A importância das cores na alimentação


29/06/2014 - 23:00:00 | 1043

 Conheça a funcionalidade dos alimentos de acordo com a sua pigmentação

Com certeza você já deve ter ouvido falar que quanto mais colorida for a alimentação mais saudável ela é. Sim, essa afirmação procede, isso porque os pigmentos que dão cor aos alimentos, não só os tornam mais atraentes aos olhos, mas assumem funcionalidades importantes no organismo.
 
Os pigmentos que dão cor aos alimentos possuem ação antioxidante no organismo, ou seja, previnem a formação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular e agem prevenindo o organismo de quadros inflamatórios e fortalecendo o sistema imunológico.
 
Antioxidantes de um modo geral agem na prevenção de doenças cardiovasculares e ajudam na prevenção da diabetes e no equilíbrio do colesterol.
 

Vamos conhecer alguns grupos coloridos de alimentos e suas funcionalidades?

Os alimentos verdes: São ricos em luteína, um importante antioxidante que age em prol da saúde da vista.  Possuem potássio, vitamina C , vitamina K e ácido fólico. 
 
Os alimentos alaranjados: Abudantes em vitamina C e em um antioxidante conhecido como betacaroteno, agem em prol da visão e de uma pele mais saudável e fortalecida, inclusive, contra os raios nocivos do sol. São alimentos fundamentais para a proteção do sistema imunológico. Invista no mamão, cenoura, abóbora, entre outros.
 
Os alimentos vermelhos: Esse grupo de alimentos é altamente indicado para a saúde do coração, são ricos nos antioxidantes licopeno e antocianinas, protegem o organismo inclusive de doenças cancerígenas. O alimento mais reverenciado pela riqueza em licopeno é o tomate.
 
Os alimentos brancos: Costumam ser ricos em substâncias fitoquímicas e em potássio, são importantes para equilibrar os níveis de colesterol no sangue e previnem doenças como a diabetes. O alho, a cebola, a batata, o inhame, entre outros, são alguns dos alimentos brancos que devem ser explorados frequentemente na dieta. Outra funcionalidade que merece ser ressaltada em relação aos alimentos brancos é que possuem propriedades antiinflamatórias e antialérgicas, é importante investir nesses alimentos quando o bebê for liberado para comer papinhas.
 
Os alimentos roxos: Também são ricos em substâncias antioxidantes, protegem a pele do envelhecimento precoce, além de serem indicados para a prevenção do câncer e de problemas relacionados ao sistema nervoso. Abuse da berinjela, do repolho roxo, da cebola roxa, beterraba, entre outros.
 
O mais importante é combinar alimentos de diversos grupos e cores e investir em uma alimentação diária mais colorida. As crianças também devem ser estimuladas desde muito cedo a uma alimentação rica em nutrientes e em cores.
 
Você já conhece as principais funcionalidades de alguns alimentos!  Invista nas saladas, sopas, em preparações doces e salgadas, até mesmo por que as frutas integram os grupos coloridos de alimentos essenciais para a saúde.
 
Outra opção recomendável é ingerir mais de um alimento por meio de sucos que “turbinam” o organismo com nutrientes fundamentais. Invista nas cores, ganhe em saúde!