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A importância do consumo diário de fibras


16/03/2014 - 23:00:00 | 739

Quais os tipos e alimentos mais ricos nessa substância?

 
É fundamental que as pessoas conheçam a própria dieta, que saibam qual o valor nutricional dos alimentos, qual a finalidade das substâncias que os compõem etc. 
 
As fibras são fundamentais na dieta diária, estão diretamente associadas com o processo de emagrecimento e à prevenção de doenças coronarianas. Mas existem dois tipos de fibras: as solúveis e insolúveis.
 
As fibras solúveis são altamente indicadas na dieta daqueles que querem emagrecer, esse tipo de fibra quando em contato com a água, se transforma em uma espécie de gel que absorve parte dos carboidratos e gorduras presentes na alimentação. 
 
As fibras insolúveis são tipos indigeríveis pelo organismo e chegam ao intestino intactas, são responsáveis por aumentar o bolo fecal resultando na função conhecida como “vassoura” que elimina toxinas do organismo.
 
A ingestão de água junto ao consumo dos dois tipos de substâncias é essencial para que cumpram seu papel perfeitamente no organismo.
 
A fibra solúvel é encontrada em cereais, frutas, leguminosas, vegetais, o consumo é indicado até mesmo para pessoas diabéticas, já que inibe a absorção de parte dos carboidratos que consequentemente se transformam em glicose.
 
Os cereais mais ricos em fibras são: aveia, trigo, linhaça, fruta fresca etc. 
A aveia é um alimento em destaque por possuir os dois tipos de fibras em sua composição. A lentilha também integra o grupo dos alimentos que possui as duas substâncias.
 
As fibras são fundamentais para regular os níveis de colesterol no sangue, o consumo frequente de alimentos ricos da substância age aumentando os níveis de HDL (bom colesterol) e diminuindo os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue.
 
Os alimentos ricos em fibras insolúveis são: farelo de trigo, granola, arroz integral, legumes, frutas, entre outros.
 
O consumo regular de fibras previne doenças como o câncer de cólon, o surgimento de hemorroidas, doenças como a diverticulite, entre outros problemas.
 
A pele e o cabelo são ricamente beneficiados pelo consumo regular de alimentos ricos em fibras.
 
Doenças cardiovasculares são prevenidas, por que além da melhora na circulação sanguínea a ação das fibras no organismo previne o entupimento de veias e artérias que podem desencadear em graves problemas como inclusive, infarto.
 
Os alimentos ricos em conservantes, gorduras e pobres em nutrientes devem ser abolidos da alimentação, pois degradam a saúde e até mesmo favorecem o aumento de peso que ocasiona em outros sérios problemas.
 
É fundamental cuidar da alimentação diária e pensar em mudar maus hábitos. É possível explorar mais as frutas, verduras, legumes, grãos integrais, cereais, hortaliças usando a criatividade.
 
As mudanças significativas de estilo de vida são individuais, é fundamental que a consciência sobre a própria saúde seja exercitada. Se alimente de maneira saudável, pratique exercícios físicos, realize frequentes acompanhamentos médicos. Não deixe para depois, comece a mudar agora, a sua saúde deve estar em primeiro lugar...sempre!