"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Acabe com a prisão de ventre de uma maneira mais saudável


09/09/2014 - 23:00:00 | 746

Confira algumas dicas de suco que podem auxiliar

Milhares de pessoas sofrem de prisão de ventre. Aqueles que sofrem deste mal costumam ir menos que três vezes por semana ao banheiro. Esse mal não escolhe idade, pode acometer bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, o público feminino costuma sofrer mais com este problema, mas o que pode ser feito?
 
A alimentação é um fator essencial para melhorar o trânsito intestinal, a ingestão de fibras e líquidos representa um santo remédio para a melhora do problema. Fibras estão presentes nas frutas, verduras e legumes, e devem ser explorados principalmente crus. 
 
Cereais integrais também são importantes, com ênfase na aveia, rica em fibras e que faz com que boa parte das gorduras ingeridas na alimentação não seja absorvida pelo organismo, é um santo remédio para uma boa circulação sanguínea e previne doenças do coração. Esse cereal pode ser aproveitado no iogurte, sobre as frutas, em vitaminas e até mesmo no preparo de alguns pratos salgados.
 
A prática regular de atividades físicas em grau moderado pode auxiliar na melhora do quadro de constipação intestinal, enquanto a prática do exercício é realizada, o intestino é estimulado a movimentos peristálticos.
 
Se mesmo com uma mudança de hábitos alimentares e com a prática de atividades físicas, o problema persistir, é fundamental que um especialista seja procurado, os casos mais graves são conhecidos como constipação aguda e para estes casos laxativos podem ser indicados, mas vale lembrar que em um quadro de constipação crônica o uso de laxativos deve ser evitado, isso por que podem irritar o sistema gastrointestinal.
 
A ingestão de alguns sucos também pode auxiliar na melhora do quadro de prisão de ventre. Anote algumas opções:
 
A primeira dica é misturar dois copos de suco de uva integral com meia pera e três ameixas pretas sem o caroço. Bata no liquidificador por aproximadamente 3 minutos em potência alta e beba em seguir. A ameixa é importante por ser rica em fibras e em importantes nutrientes como vitamina A, vitamina B6 e em importantes minerais como o ferro e o potássio.
 
Você também pode bater 200 ml de suco de laranja com meio mamão sem sementes e três unidades de ameixa preta. O mamão é uma fruta com alto poder digestivo, também é rico em fibras e em importantes vitaminas e minerais.
 
O ideal para que esses sucos possam ter melhor efeito é que sejam tomados logo após o preparo, isso por que muitas vitaminas são sensíveis à luz e ao calor e se perdem facilmente. A dica é tomar em jejum pela manhã ou à noite. Se a ingestão desses sucos for realizada junto a uma alimentação saudável, os resultados são surpreendentes. Evite adoçar com açúcar, se sentir a necessidade de um sabor mais adocicado, prefira o mel de abelhas.