Seja bem vindo a Online Farma!

O Açafrão é um alimento altamente antioxidante que deve ser mais consumido na dieta. Um excelente aliado do emagrecimento, a Cúrcuma, também conhecida como açafrão, atua como antioxidante e tem um grande poder anti-inflamatório, que além de ajudar a reduzir as gorduras acumuladas na cintura, com ação termogênica, é boa para a pele, protege o fígado, regula o metabolismo, atua contra o câncer e ajuda na digestão de proteínas.
 
Além de inúmeros benefícios, seu consumo contribui também com o controle da diabetes, regulando o nível de açúcar no sangue, previne doenças como Alzheimer, câncer de mama e leucemia, elimina a acne, eczema e psoríase, reduz inchaços e inflamações, fortalece o sistema digestivo e aumenta a imunidade do organismo. 
 
Conhecido como remédio popular, corante e tempero, o açafrão possui uma raiz forte de pigmentação laranja, rico em substâncias com potentes antioxidantes poderosos contra o câncer e doenças cardiovasculares. Estudos comprovam que uma pitada de açafrão numa receita em nosso dia-a-dia, como no preparo de arroz, uma sopa ou uma salada, ajuda a retardar o envelhecimento e promover um grande impacto positivo à saúde.  
 
Especialistas afirmam que consumir açafrão com frequência elimina as manchas na pele, causadas pelo sol e ainda deixa o tom da pele em sua cor natural. Para eliminar as manchas deixadas pela acne e pelo sol, há uma receita simples: 
 
- Misture 1 pitada de açafrão em uma colher (sopa) de pó de sândalo e acrescente água até obter uma pasta lisa, passe no rosto e deixe agir por meia hora. Repita 2 vezes na semana.
 
Para eliminar cravos:
 
- Todos os dias, esfregue o pó de açafrão sobre o cravo durante 5 minutos, até que seja eliminado.
 
Para remover estrias:
 
- Em um recipiente, adicione 1 colher (sopa) de iogurte natural e coloque 2 pitadas açafrão, misture até obter uma massa homogênea. Aplique sobre as estrias e deixe agir por 10 minutos. Depois enxague e procure repetir o processo todos os dias.
 
O açafrão é um condimento poderoso para a saúde. Vai muito além de um condimento, o açafrão possui inúmeras propriedades que merecem ser salientadas. A curcumina é o que confere a pigmentação ao açafrão e trata-se de um poderoso antioxidante. Quais propriedades são estas? Vamos conhecê-las?
 
Ação antioxidante. Trata-se de um poderoso antioxidante. Antioxidantes são indispensáveis na dieta e agem no combate aos radicais livres, que agem destruindo células e até mesmo provocam o envelhecimento da pele. Por isso é altamente recomendado consumir o açafrão na dieta com frequência.
 
Poderoso anti-inflamatório. A curcumina é fundamental para o processo anti-inflamatório. Problemas como a artrite ou ligados às articulações podem ser tratados por meio do consumo desse alimento. Na estética, o consumo frequente do açafrão também gera resultados, principalmente quando o assunto é tratamento e prevenção da terrível celulite.
 
Contra doenças cancerígenas. Diversos estudos realizados comprovaram que a curcumina tem o poder de destruir células cancerígenas, impedindo o desenvolvimento do câncer.
 
Detox. O açafrão age desintoxicando o organismo na medida em que melhora o funcionamento do fígado que tem essa função.
 
Emagrece. O açafrão age melhorando e acelerando o funcionamento do metabolismo, desta forma, se aliado a uma dieta equilibrada em nutrientes e à prática de atividades físicas, pode levar ao emagrecimento. Experimente consumir esse condimento até mesmo no preparo de sucos funcionais.
 
Problemas cardiovasculares. A curcumina atua prevenindo doenças cardiovasculares, isso porque melhora a circulação sanguínea.
 
Funcionamento cerebral. O açafrão também atua protegendo os neurônios, consequentemente melhora a capacidade cognitiva cerebral.
 
Não é um alimento indicado para pessoas que tenham problemas como cálculos biliares ou obstrução biliar. Mulheres que estejam grávidas devem ter aval médico para consumir o alimento.
 
O açafrão pode ser ingrediente no preparo de diversos pratos salgados e até mesmo doces.
 
Pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias de manipulação.
 
A dica é utilizar uma colher de chá do condimento na dieta diária. 
 
O açafrão junto à pimenta pode ser melhor aproveitado pelo organismo, isso porque a pimenta possui uma substância conhecida como piperina que ajuda na absorção da curcumina.
 
Que tal começar a utilizar o açafrão com mais frequência na dieta?