"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Adote hábitos saudáveis para emagrecer


04/11/2012 - 23:00:00 | 611

Perder muito peso de uma só vez prejudica a saúde e  é ineficiente a longo prazo, afinal,  o esforço gasto ultrapassa os limites e ninguém consegue manter uma dieta rigorosa e uma carga alta de exercícios físicos por muito tempo. E o resultado é que dentro de poucos meses, o esforço é desperdiçado e o ponteiro da balança volta a disparar! O ideal, ao invés de adotar dietas restritivas ou medidas extremas, é criar novos hábitos duradouros, com uma alimentação saudável e atividades físicas, de um modo que estejam presentes na rotina e possam ser seguidas sem sofrimento.

Para evitar sofrimento, é recomendado adotar esses novos hábitos saudáveis por meio de pequenas medidas. Aos poucos, além de perder peso, a saúde será beneficiada e o novo estilo de vida poderá durar por muito mais tempo. No entanto, é preciso saber que nada é tão simples como parece: a mudança de hábitos demanda tempo, disciplina e paciência. Assim como manter uma dieta, mudar o estilo de vida e padrão alimentar, pode causar desânimo e desistências. Então anote: planejar e começar aos poucos são duas regras de peso. Estabeleça uma meta e para alcançá-la, adote um hábito novo gradualmente, a cada semana ou a cada mês – a frequência dependerá de sua vontade!

Corrigir os maus hábitos é diferente de seguir uma dieta rigorosa, que funciona apenas para quem busca resultados rápidos. Medidas assim são, geralmente, difíceis de manter e resultam no temido “efeito sanfona”, causando problemas como estrias ou celulites.

Para mudar o padrão alimentar, reduza de forma gradativa a quantidade de alimentos não saudáveis consumidos no dia a dia. Por exemplo, uma pessoa que bebe cinco copos de refrigerante por dia, pode reduzir essa quantidade para um ou dois copos por semana, até o dia em que passará a consumir a bebida de forma esporádica.

Já no caso de atividades físicas, o segredo é escolher uma modalidade agradável e que possa fazer parte da rotina, sem demandar grandes esforços. Para isso é preciso autoconhecimento. Quem perde a motivação com facilidade, pode se beneficiar com as atividades em grupo ou simplesmente na companhia de mais uma pessoa. Caminhadas, danças e atividades aeróbicas, pilates e yoga são boas opções! Fazer do esporte uma atividade social é fundamental para perdurar a motivação.

Por: AgComunicado