"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Algas Marinhas: Vegetais completos em nutrientes


17/02/2014 - 23:00:00 | 1125
A obesidade é um mal que atinge grande parte do planeta, e junto ao excesso de peso, doenças podem ser desencadeadas como: hipertensão; doenças cardiovasculares; diabetes; colesterol alto, entre outras. 
 
Há alimentos demasiadamente ricos em propriedades e que auxiliam quando o intuito é emagrecer de maneira saudável, as algas marinhas representam um desses alimentos.
 
Trata-se de vegetais marinhos, ricos em nutrientes. As algas marinhas são mais ricas em cálcio e ferro do que muitos vegetais terrestres, por exemplo.
 
Na alimentação diária, consumir minerais é fundamental, mas nem sempre, todos os minerais indispensáveis à saúde são repostos no organismo por meio da dieta, mas as algas marinhas são ricas em minerais e oferecem “todos” os minerais essenciais: cobalto; cobre; flúor; cromo; manganês; selênio; molibdênio; zinco; ferro, entre outros.
 
Um tipo de alga conhecida como hiziki é capaz de oferecer ao organismo mais cálcio do que uma xícara de leite.
 
Vitaminas essenciais também podem ser encontradas nas algas que são: vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12, B3 ou niacina); vitamina A; ácido fólico; proteínas, entre outros nutrientes.
 
O consumo de algas marinhas além de agregar em saúde, pode resultar no emagrecimento se aliado a uma dieta saudável, isso porque aumenta a sensação de saciedade. Os carboidratos presentes nas algas atuam como fibras, equilibram a flora intestinal e não chegam a se transformam em calorias no organismo. 
 
Consumir algas em forma de suplementação atua proporcionando o bom funcionamento da glândula tireóide, auxilia na tonificação da musculatura e ajuda na conquista do emagrecimento se aliado à uma dieta alimentar equilibrada.
 
A ingestão do vegetal marinho ajuda a prevenir doenças como: reumatismo; pressão alta; bronquite; problemas no trato urinário; doenças cerebrais; úlceras; gastrite, entre outras doenças.
 
Já no âmbito da estética, o consumo de algas pode prevenir e combater a celulite; prevenir o surgimento de varizes; a flacidez da pele e o surgimento de rugas, graças à presença do colágeno e à riqueza em sais minerais.
 
A culinária japonesa utiliza as algas na composição de suas mais variadas iguarias e o brasileiro deveria aderir mais à apreciação desses alimentos. Consuma algas marinhas!