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Alimentação colorida, saúde à vista


04/11/2012 - 23:00:00 | 622

Para despertar o apetite, nada melhor que um prato bem colorido. É o que recomendam os pediatras para as crianças que resistem a provar certos alimentos, como legumes e verduras. Mas o colorido dos alimentos não se limita aos pequenos. Os nutricionistas – que adotam e indicam o slogan “Prato colorido, alimentação saudável”, afirmam que os pratos cheios de alimentos coloridos valem para todos, independente da idade.

Isso porque cada cor indica a existência de substancias que têm a função de proteger o corpo de doenças e promover a saúde.  Confira o significado do colorido dos alimentos e os benefícios para o organismo:  

Alimentos Brancos: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz branco, cogumelos, banana, entre outros. A presença do cálcio e do potássio são essenciais para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Ajudam a regular os batimentos cardíacos e atuam no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos Marrons: nozes, aveia, amêndoas, castanhas e cereais integrais, como arroz, trigo e centeio. São ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E, que regulam o funcionamento dos intestinos, combatem a ansiedade e a depressão e ainda ajudam a  prevenir doenças como o câncer, as cardiovasculares, a artrite e a catarata.

Alimentos Arroxeados ou Azulados: uva, ameixa, figo, beterraba, amora preta, groselha preta, framboesa e repolho roxo. Possuem o ácido elágico, substância que retarda o envelhecimento das células e neutraliza substancias cancerígenas, principalmente aquelas que se originam do cigarro.  

Alimentos Verdes: vegetais folhosos, pimentão, salsão e todos os tipos de ervas. Ricos em  cálcio, clorofila e vitaminas A e C, ajudam a desintoxicar o organismo, inibem os radicais livres, substâncias que danificam as células e causam doenças, tem efeito anticancerígeno e protegem o coração, o cabelo e a pele. Melhoram também o sistema de defesas do organismo (imunológico).

Alimentos Amarelos: mamão, cenoura, manga, laranja, abobora, pêssego e damasco. Ricos em vitamina B3 e ácido clorogênico (antioxidante), conservam o sistema nervoso saudável e atuam na prevenção do câncer de mama. Possuem ainda o betacaroteno, importante antioxidante que protege o coração.

Alimentos Vermelhos: morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa e cereja. O licopeno, substância que lhes confere a cor vermelha e age como antioxidante, é considerado um protetor eficaz contra o câncer de próstata. Estes alimentos contam ainda com a antocianina, que estimula a circulação sanguínea.


Por: AgComunicado