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Atenção mulheres: saiba quais os nutrientes não podem faltar na alimentação feminina


29/03/2015 - 23:00:00 | 701

 

 

Pesquisadores salientam a importância da ingestão de algumas substâncias na prevenção de enfermidades que atingem o público feminino

 

 
Quando o tema é saúde não devemos esquecer da alimentação e todos os recursos que utilizamos para nutrir o corpo. No combate às doenças que atingem o público feminino não é diferente. Existem nutrientes e vitaminas importantes para regulação dos hormônios  e sabendo quais os alimentos são abundantes no nutriente fica mais fácil evitar enfermidades através de hábitos que podem ser aplicados no dia a dia.  
 
Quais seriam os principais alimentos aliados do público feminino e por que? Vamos saber mais  
 
Combata o câncer de mama com vegetais e folhas verde-escuras 
 
 
Esta doença atinge um número imenso de mulheres em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no país. Pesquisa realizada na cidade de Boston, nos Estados Unidos,  comprova que mulheres que consomem porções de vegetais verde-escuros diariamente possuem 45% menor chance de adquirir a doença. Um bom número, não é mesmo? Sabendo da importância deste nutriente para saúde não deixe de colorir o seu prato com verde, muito verde! 
 
Alimentos como: mostarda, brócolis, e folhas são fontes importantes na substância chamada glucosinolatos e aminoácidos imprescindíveis no combate ao câncer de mama. Outros nutrientes, como alho, abóbora e espinafre também são fontes importantes de glucosinolatos e preventivos contra o câncer.  
 
Amenize os sintomas de dor de cabeça por meio da ingestão de carnes e ovos 
 
A dor de cabeça é muito comum entre as mulheres, principalmente em períodos de tensões pré-menstruais. O estresse e a má alimentação é indicado como os principais causadores, de acordo com especialistas. Para combater a dor de cabeça é importante consumir alimentos fontes de vitamina B, geralmente oriundos dos animais, opções ótimas no combate à enxaqueca.  
 
A vitamina B12 é um potente aliado do sistema nervoso e na prevenção de dores em todo o corpo. Se você sofre com dores constantes de cabeça experimente inserir mais estes alimentos nos seus hábitos: leite, mariscos, atum, peixes, fígado de boi e ovos, fontes poderosas de vitamina B12 
 
Combata a osteoporose com a ingestão de folhas, queijos, leites e iogurtes 
 
De acordo com o Ministério da Saúde a osteoporose é uma doença que acomete principalmente o público feminino durante a menopausa, devido as mulheres produzirem menores taxas de estrógeno, um hormônio imprescindível para a estrutura óssea. Aposte desde cedo na prevenção da doença e insira em seu cardápio diário: folhas verde-escuras, leites e derivados, queijos, iogurtes, etc.  
 
Na prevenção do  câncer no colo do útero consuma mais ômega-3 
 
Outra enfermidade que atinge muitas mulheres em todos o mundo. O câncer no colo do útero pode ser evitado através da boa higiene intima, e exames clínicos entre as mulheres, como Papanicolau e colposcopia. No combate a esta enfermidade é importante inserir na alimentação substâncias anti-inflamatórias como o ômega-3. O ômega-3 auxilia no controle do crescimento da mucosa do cólon, um dos motivos responsáveis pela enfermidade.