"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Uma alimentação saudável para cabelos mais saudáveis


13/08/2014 - 23:00:00 | 693

 Qual a relação dos nutrientes com a beleza dos cabelos?

Quem não deseja um cabelo bonito, saudável e brilhante? Embora as mulheres sejam as mais preocupadas com a beleza dos seus fios, os homens também têm se preocupado mais com a aparência.
 
Mas o que fazer para conquistar fios mais bonitos, brilhantes e saudáveis? Claro que existem inúmeros produtos de qualidade no mercado e a indústria da beleza não para em busca de inovações que garantam cabelos mais bonitos. Mas o que muitas pessoas esquecem é que a beleza começa de dentro para fora, sim, e não quero dizer que o uso de bons produtos não será bem-vindo, mas é fundamental que mudanças na alimentação ocorram para que de fato o cabelo possa crescer mais saudável e bonito.
 
Quais cuidados devem ser dispensados além dos cuidados estéticos?
 
Se alimentar adequadamente é fundamental, equilibrar o consumo de frutas, verduras e legumes é importante não só para fios mais saudáveis, mas para uma pele mais bonita.
 
Alguns nutrientes são essenciais para a reparação capilar:
 
Alimentos ricos em ferro: A ausência de ferro pode levar à queda capilar. O nutriente pode ser encontrado em verduras de folhas verde-escuras, no feijão, nas carnes vermelhas, entre outros.
 
Zinco: Esse mineral é importante para auxiliar no crescimento capilar, sementes oleaginosas (pistache, amêndoas, castanha-do-pará, entre outras) e cereais integrais oferecem o nutriente ao organismo.
 
Cálcio: A deficiência em cálcio pode levar ao enfraquecimento dos fios, tornando-os quebradiços. Pode ser encontrado no leite e seus derivados e em outros alimentos como cenoura, sardinha, brócolis, entre outros.
 
Vitamina C: É importante para proporcionar brilho aos fios, portanto, abuse das frutas cítricas.
 
Vitamina E: Essa vitamina é importante para a saúde do cabelo e da pele e possui poderosa ação antioxidante. Pode ser encontrada no abacate, sementes oleaginosas etc.
 
Magnésio e potássio: Esses minerais são importantes para conferir beleza aos fios, podem ser encontrados na maioria das frutas, verduras e legumes.
 
Se você tem percebido que os cabelos estão caindo demais, principalmente no momento do banho, procure um médico. Quando isso ocorre com as mulheres, o problema costuma estar relacionado principalmente com questões hormonais. 
 
Quando há deficiência de nutrientes no organismo, é comum que o cabelo se apresente mais fraco, sem vida e até mesmo que comece a cair, por isso é fundamental repensar a alimentação e cuidar da saúde.
 
Há maneiras de suprir a carência desses nutrientes por meio de suplementos, mas a melhor opção ainda é por meio de uma alimentação saudável. Dietas muito restritivas são só colocam a saúde em risco, mas também a beleza, por isso, deseje um corpo magro e saudável, sem deixar de se preocupar com a saúde da pele e cabelos.
 
Quer mais beleza para os fios? Repense já sobre sua alimentação, mude o cardápio e ganhe em saúde e em estética.