"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alimentos crus devem ser priorizados no cardápio


04/11/2012 - 23:00:00 | 596

O consumo de alimentos crus facilita o processo da digestão por conta das fibras e também evita o gasto da nossa reserva enzimática. As enzimas são substâncias que auxiliam a melhor absorção dos alimentos pelo nosso corpo. Elas são responsáveis por certas reações químicas que acontecem em nosso organismo e sem elas, a absorção de vitaminas e minerais e também os hormônios ficam comprometidos.

Nosso organismo possui uma reserva de enzimas. Porém, muitas pessoas não se alimentam da forma adequada e saudável, utilizam medicamentos em excesso e são sedentárias. Com isso, o corpo acaba por não produzir a quantidade suficiente de enzimas para processar os alimentos de forma correta e nutrir o organismo. É fundamental não esgotar o estoque de enzimas do nosso corpo, já que a deficiência de enzimas pode acarretar vários tipos de doenças, além de envelhecimento e morte precoce.

Os alimentos cozidos, fervidos e enlatados, ou seja, todo alimento que não está in natura, perdem suas enzimas. Se apenas se consome esse tipo de alimento, há aumento de gases, dor nas articulações e nos músculos, dores de estômago, constipação, diarreia, insônia, envelhecimento precoce e celulite. É preferível ingerir alimentos crus e naturais sempre que possível, mas não podemos esquecer de lavá-los bem e esterilizá-los.

Existe até uma corrente de pessoas que comem apenas alimentos crus: é o chamado crudivorismo. Os crudivoristas garantem que uma dieta baseada em alimentos sem cozimento não estraga as propriedades nutricionais dos mesmos. De fato, este é o método de alimentação mais antigo. Antes da descoberta do fogo, os seres humanos comiam apenas comida crua, como todos os animais.

Por outro lado, não é preciso ser crudivorista para ter uma alimentação saudável. Basta incluir no cardápio diário frutas frescas, saladas em abundância (sempre bem lavadas), grãos como amêndoas e nozes, além de salmão e outros peixes crus, como na culinária japonesa. Porém, jamais coma carne de peru, frango, carne vermelha (boi ou vaca) ou de porco cruas: você estará colocando sua saúde em risco!

Por: AgComunicado