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Uma dieta equilibrada rica em nutrientes pode prevenir até mesmo ataques cardíacos

 
Com a saúde do coração não se brinca não é mesmo? Hábitos saudáveis são essenciais para prevenir e tratar problemas cardiovasculares. A prática de exercícios físicos orientados e o consumo de alimentos saudáveis são atos importantes para garantir o perfeito funcionamento do sistema cardíaco.
 
Quais alimentos devem ser explorados e por quê?
Algumas frutas são importantes e merecem a atenção. A pera possui ação diurética, é uma fruta rica em fibras e melhora a circulação sanguínea, consequentemente o consumo frequente da fruta previne e trata doenças cardiovasculares.
 
A maçã é uma fruta importante, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo doenças como a aterosclerose, além de ser uma fruta importante para proteger o sistema imunológico da ação de agentes invasores.
 
A fruta-do-conde é rica em antioxidantes que previnem a formação de radicais livres e o surgimento de doenças cardiovasculares, possui importantes açúcares, confere energia ao organismo para a realização de atividades diárias. 
 
O abacate, embora esteja associado por muitas pessoas ao excesso de gorduras e ao ganho de peso, é uma fruta que merece ser mais explorada, primeiro por que as gorduras presentes no abacate são do tipo monoinsaturadas e poliinsaturadas que atuam diminuindo os níveis de LDL (mau colesterol) e aumentando os níveis de HDL (bom colesterol) no sangue. A fruta é rica em ômegas 6 e 9, importantes para a saúde do coração. Uma porção de 100 gramas pelo menos duas vezes por semana não tira ninguém da dieta!
 
Os grãos integrais com ênfase no arroz integral e aveia são alimentos ricos em fibras, que agem melhorando a circulação sanguínea e prevenindo doenças do coração, além de facilitarem o trânsito intestinal.
 
A romã é uma fruta pouco consumida entre os brasileiros, mas chama a atenção por ser rica em substâncias antioxidantes, protege a parede das veias e artérias, o consumo regular da fruta por meio de suco auxilia na estabilização da pressão arterial.
 
A canela consumida com parcimônia, aproximadamente uma colher de chá ao dia, previne a formação de coágulos no sangue, além de ser rica em antioxidantes e de possuir poder termogênico, aumentando a capacidade do metabolismo para a queima de gorduras.
 
O espinafre é rico em potássio e ácido fólico, o consumo regular da verdura de acordo com estudos científicos realizados, reduz em aproximadamente 11% a incidência de doenças cardíacas.
 
A cranberry conhecida pelo poder de atuação no trato urinário na prevenção de infecções é uma fruta importante para a saúde do coração, é rica em potássio, mineral essencial para o bom funcionamento cardíaco, o consumo regular da fruta reduz as chances de ataque cardíaco.
 
O chá verde é rico em substâncias conhecidas como catequinas que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, além de auxiliar na perda de peso.
 
Esses são apenas alguns dos alimentos essenciais para proteger a saúde do coração. Faça atividades físicas, se alimente de forma saudável e viva mais.
 
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