Seja bem vindo a Online Farma!

 

Já pensou em trocar o pão francês pelo de centeio e o arroz refinado pelo integral? Essas pequenas mudanças podem fazer grande diferença em sua saúde e ainda alavancar a dieta de emagrecimento.
 
Alimentos integrais são tidos como fontes de fibras, bastante escassas no cardápio do brasileiro.  As principais funções das fibras são promover o bom funcionamento intestinal, reduzir os níveis de colesterol e glicose do sangue e prolongar a saciedade. E além de serem ricas em fibras, são ótimas fontes de vitaminas A e B e minerais como o ferro, fósforo e cálcio. 
 
A diferença dos alimentos integrais para os “comuns” está no processo de fabricação. O arroz comum, por exemplo, passa por um processo de refinamento, necessário para conferir maior durabilidade ao produto. Já o arroz integral não passa por esse processo e mantêm suas propriedades nutricionais, permitindo a atuação no combate à obesidade, diabetes e outros problemas intestinais. 
 
Os alimentos integrais geralmente apresentam um pouco mais de calorias que os refinados, mas ainda assim são mais indicados para dietas de emagrecimento. Essa recomendação decorre das fibras contidas nesses alimentos. Elas proporcionam saciedade, reduzem o apetite e, consequentemente, a quantidade de alimentos consumidos. A ingestão recomenda é 25 gramas de fibras por dia. As fontes de fibras devem ser variadas, provenientes de vários tipos de alimentos.
 
Confira alguns dos principais alimentos integrais e busque incluí-los em sua dieta (sendo ou não para emagrecer):
 
- Arroz integral: é rico em fibras, minerais e vitaminas do complexo B. Combina bem com as de verduras, como o brócolis ou cenoura.
 
-Aveia: apresenta altos níveis de proteínas e fibras solúveis. É uma boa pedida para quem sofre de constipação.
 
-Açúcar mascavo: ao contrário do açúcar branco que contém apenas carboidratos, o mascavo contém ferro, potássio e outros nutrientes que são eliminados no processo de refinamento. Não é indicado para portadores de diabetes.
 
Por: AgComunicado