"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo


17/12/2015 - 23:00:00 | 468

Existem pessoas que possuem muita facilidade em emagrecer, outras já encontram uma certa dificuldade, mesmo seguindo uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios físicos. Se você faz parte do segundo grupo saiba que você pode ter o metabolismo lento.

O processo de emagrecimento está diretamente ligado ao ritmo do metabolismo basal, que se caracteriza pelo modo com que o corpo queima calorias para desempenhar suas funções básicas como respirar, bombear sangue e manter a temperatura corporal. A taxa metabólica basal corresponde a cerca de 70% do gasto calórico diário, ou seja, é possível gastar boa parte das calorias ingeridas com o corpo em repouso, desde que o metabolismo esteja funcionando corretamente.

A taxa metabólica é influenciada por diversos fatores como a genética, idade, sexo, peso e altura. Por exemplo, os homens possuem um metabolismo mais acelerado do que as mulheres, devido a maior quantidade de massa muscular, mas, isso não quer dizer que uma pessoa que tem um metabolismo lento não possa reverter a situação. Apesar de não existir uma fórmula mágica para emagrecer é possível acelerar o processo ingerindo alimentos que auxiliam o aumento do metabolismo. Saiba quais são eles:

- Pimenta: a substância capsaicina, responsável pelo ardor da pimenta é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%.

- Chá verde: a alta concentração de antioxidantes no chá verde favorece o aumento do metabolismo, além de prevenir a oxidação celular.

- Gengibre: a substância gingerol, presente no gengibre, apresenta alta ação termogênica, que promove o aumento do gasto energético e, consequente queima de gordura.

- Canela: a canela também é um excelente termogênico, que aumenta o metabolismo basal. Além disso, a especiaria auxilia a redução do apetite, principalmente por doces.

- Linhaça: devido a alta quantidade de Ômega 3, a linhaça reduz a produção de leptina, um hormônio que reduz o metabolismo.

Além do consumo desses alimentos funcionais é importante tomar algumas medidas que irão potencializar o processo de emagrecimento. A atividade física, por exemplo, é essencial para acelerar o metabolismo, pois o aumento da massa muscular  acelera a queima de gordura, visto que o músculo necessita de mais energia para se manter ativo. Além disso, estudos mostram que tomar água gelada auxilia o aumento do metabolismo e a redução do apetite, pois, o organismo gasta mais energia para realizar o controle térmico.

Outra medida importante para prevenir a redução do metabolismo é evitar pular refeições, principalmente o café da manhã. Após um tempo prolongado em jejum o organismo passa a queimar músculo para obter energia, o que desacelera o metabolismo.