"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alimentos ricos em ômega 3 ajudam no emagrecimento


04/11/2012 - 23:00:00 | 776

O ômega 3 é um ácido graxo fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. É uma gordura saturada – considerada boa e saudável – que não nosso corpo não produz e exatamente por isso, deve ser ingerida através da alimentação.  

Além de atuar no bom funcionamento intestinal, o ômega 3 pode prevenir doenças cardiovasculares, cânceres de mama e de pele e também, a temida obesidade.  Os alimentos ou suplementos que contém esse nutriente, proporcionam maior saciedade e assim, controlam o apetite e evitam a compulsão por comida a toda hora.

Fontes de ômega 3

• Quando falamos fonte de ômega 3, o primeiro alimento – e mais conhecido – a ser listado é o peixe.  Salmão, atum, cação, sardinha e outros peixes de águas frias e profundas, trazem grandes quantidades do nutriente. Dentre os principais benefícios, destaca-se a prevenção ao entupimento das artérias.  Devem ser consumidos entre 120 e 150 gramas por semana. Prefira os pratos assados ou grelhados.

• A semente ou farinha de linhaça também é uma ótima fonte de ômega 3. Regula o metabolismo, atua no bom emagrecimento e previne doenças. Pode ser consumida diariamente em saladas sucos, vitaminas, iogurtes ou até mesmo em refeições salgadas.

• A soja, em sua forma natural ou industrializada, também é rica em ômega 3.

• Verduras como o espinafre, por exemplo, trazem grandes quantidades do nutriente. Podem ser consumidos em saladas, sucos e bolos.

• O óleo de canola, extraído da planta Brassica Napus contém cerca de 10% de ômega 3 e é considerado uma de suas melhores fontes. É recomendado que seja utilizado apenas na preparação de alimentos (saladas, pratos frios ou cru), não é indicado para frituras, pois quando submetido à altas temperaturas, perde suas propriedades.

• Outros óleos vegetais, como o óleo de peixe, carregam os benefícios do ômega 3. São bastante consumidos em forma de cápsulas (no máximo duas ao dia). Podem ser utilizados em até 20 antes ou depois das refeições.

• Para os que têm dificuldades em consumir produtos naturais, há os suplementos alimentares ricos em ômega 3. É importante ressaltar que esses produtos não devem substituir os naturais. Como o nome sugere, devem suplementar uma alimentação balanceada. Busque orientação de um nutricionista.

Por: AgComunicado