"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

O que é a arginina e por que é recomendada na dieta?


20/12/2015 - 23:00:00 | 567

O que é a arginina e por que é recomendada na dieta?

Você tem se sentido esgotado, cansado, a ponto de não conseguir realizar as tarefas diárias sem dispender imenso esforço? Talvez esteja faltando um nutriente em sua dieta conhecido como arginina. 
 
A arginina é capaz de agir diretamente no processo de geração de energia no organismo e ajuda a combater o cansaço físico e mental.
 
Ao mesmo tempo em que o corpo gera energia , diversas reações químicas são realizadas pelas células que podem gerar o cansaço.
 
A arginina é um aminoácido semi-essencial e quando é ingerida transforma o amoníaco tóxico que age gerando o cansaço em uma substância conhecida como ureia tóxica e diurética, que atua atenuando a sensação de fadiga, age impedindo a formação de agentes que prejudiquem a produtividade.
 
E não é só o cansaço físico e mental que a arginina é capaz de combater, este aminoácido age no fortalecimento do sistema imunológico aumentando o poder de defesa do organismo contra agentes externos invasores.
 
Mas onde encontrar a arginina? Essa substância pode ser encontrada no chocolate, na granola, nos derivados do leite, nas sementes oleaginosas, nas sementes de abóbora e de girassol, em carnes, frutos do mar, dentre outros. Existem também suplementações, mas é importante se utilizar da versão natural e pura da arginina.
 
Mas é claro que a sensação de cansaço excessivo e de falta de disposição pode estar ligada a outros fatores e em casos de anormalidade é fundamental que um médico seja procurado para que sejam realizadas as devidas avaliações na saúde.
 
A prática de atividades físicas unida a uma dieta equilibrada em nutrientes também atua na melhora da disposição para o exercício das atividades diárias. 
 
O que vale é observar, se sentir cansado é perfeitamente normal, mas quando o cansaço impede a realização das atividades cotidianas, vale prestar a atenção. Mas também fica a recomendação para garantir boas doses de arginina na alimentação diária.