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Beterraba: Superalimento que deve fazer parte da dieta


27/07/2015 - 23:00:00 | 610

Fácil de encontrar, custa pouco e pode te ajudar a ganhar em saúde

Você está querendo mudar o estilo de vida? Quer procurar se alimentar melhor, ter bons hábitos, ganhar em qualidade de vida? Vale começar a rever a alimentação e de fato começar a mudar maus hábitos.
 
Dentre muitos alimentos funcionais, há um que chama à atenção pelos inúmeros benefícios à saúde: beterraba.
 
A beterraba é um dos alimentos mais ricos em nutrientes. Conta com importantes vitaminas do complexo B (B1, B5 e B2), que são importantes para o perfeito funcionamento do sistema nervoso e que podem prevenir até mesmo doenças emocionais graves como a depressão.
 
Esse alimento também conta com o poderoso antioxidante vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos. Há minerais que também se destacam como: potássio, manganês, zinco, cálcio, fósforo, entre outros.
 
O consumo regular da beterraba ajuda a fortalecer as unhas e os cabelos.
 
Essa cor viva que tanto chama à atenção nesse alimento se deve a um poderoso antioxidante conhecido como antocianina, que junto à vitamina A, previne a formação dos radicais livres no organismo, assim, o consumo do alimento atua na preservação das células e reflete até mesmo sobre a pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
 
Quando for comprar esse alimento, preste muita atenção no estado de conservação, escolha a beterraba junto às folhas, o que ajuda na preservação dos nutrientes no alimento, a casca deve ter aspecto uniforme e liso e o alimento deve estar firme. Conserve na geladeira, se estiver murcho é sinal de que não está mais apto para consumo.
 
O ferro é um mineral abundante na beterraba, lembrando que é fundamental que a vitamina C também seja consumida na dieta porque é a responsável pela absorção do ferro no organismo. Mesmo rica em ferro, a beterraba não substitui a suplementação do mineral que costuma ser indicada no período da gestação.
 
Uma boa maneira de aproveitar a beterraba é por meio de suco. Logo pela manhã, em jejum, ajuda a dar aquela turbinada.
 
Unir a beterraba a um alimento rico em vitamina C ajuda na suplementação de ferro.
 
É simples, você vai precisar de uma beterraba pequena, higienizada e sem a casca; de 200 ml de água filtrada e do suco de uma laranja. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador por até 3 minutos em potência alta e beba logo em seguida. Não guarde o suco para que as propriedades não se percam.
 
As vitaminas B presentes na beterraba agem como repositoras de energia ao organismo. Antes do exercício físico, consumir a beterraba ajuda no aumento da performance.
 
Se for cozinhar, prefira o preparo no vapor que ajuda a conservar os nutrientes. Consuma mais esse alimento no dia a dia.rça