Seja bem vindo a Online Farma!

 

A beterraba é uma planta herbácea bastante consumida no Brasil e de fácil acesso. É também uma boa fonte de vitaminas, sais minerais, proteínas e açúcares. Mesmo com um sabor adocicado, é pobre em calorias – e portanto, ótima para os adeptos de dietas. Confira os benefícios que ela traz à  saúde:
 
-Melhora a disposição: rica em vitaminas do complexo B, estimula a produção de energia e ajuda no funcionamento do sistema nervoso. E o resultado disto é mais disposição.
 
-Saúde dos olhos: a vitamina A, presente em sua composição, beneficia a saúde dos olhos e previne a cegueira noturna.
 
-Ajuda na cicatrização e aumenta a imunidade do organismo: as vitaminas A e K previnem as doenças infecciosas e melhoram a aparência de cicatrizes antigas.
 
-Retenção hídrica: por ser uma boa fonte de potássio, reduz os problemas de retenção de líquidos, caracterizada pelo inchaço em regiões como abdome e membros inferiores.
 
-Contração muscular: os nutrientes da beterraba podem estimular a contração muscular e com isso, reduzir a frequência de cãibras e dores musculares.
 
-Função antioxidante: a beterraba é composta por diversas substâncias antioxidantes, o que ajuda a prevenir doenças associadas ao envelhecimento precoce.
 
-Bronzeado saudável : o betacaroteno presente em sua composição promove um bronzeado saudável e duradouro. Essa substância ainda é um ótimo antioxidante e favorece o combate aos radicais livres e à radiação solar. 
 
A beterraba pode ser consumida regularmente, desde que se use o bom senso. A quantidade recomendada para um adulto é de 100 gramas por semana, equivalente à uma unidade média. O melhor é dar preferência à sua forma crua. No caso de se optar pela versão cozida, é melhor que seja usada a panela à vapor, para que os nutrientes não se percam na água. O suco de beterraba também é uma boa pedida no verão. Para aumentar os benefícios relacionados à retenção de líquidos, vale acrescentar uma folha de hortelã.
 
Por: AgComunicado