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Carboidratos complexos: Fundamentais se o assunto é emagrecer


16/02/2015 - 23:00:00 | 746

Principalmente a região abdominal é favorecida

 
Quem não resiste a um pão francês quentinho? Quem não saliva diante de uma deliciosa macarronada de domingo? E como deixar de desejar um delicioso bolo recheado? Enfim, como deixar de ser ‘assombrado’ pelos deliciosos carboidratos?
 
Carboidratos consumidos de maneira desequilibrada na dieta trazem um incômodo estético que atormenta a maioria das pessoas: acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal. Aliás, a região do abdômen é a mais propensa a acumular gorduras, por isso, quando se ganha peso, é a região que mais incomoda.
 
O carboidrato simples, que compõe as tradicionais massas, pães, biscoitos, entre outros, quando ingerido se transforma imediatamente em glicose no sangue, a insulina é a grande responsável por transformar a glicose ingerida em energia, mas muitas vezes o indivíduo não consegue gastar toda a energia do organismo, e por isso, ocorre o ganho de sobrepeso que costuma se concentrar primeiramente no abdômen. 
 
Mas em contrapartida, há os conhecidos carboidratos complexos, que costumam ser ricos em fibras, essa riqueza em fibras faz com que a glicose seja liberada no sangue aos poucos, assim, ocorre a sensação de saciedade, que faz com que a pessoa se sinta satisfeita por mais tempo, além dos benefícios à flora intestinal, à saúde do coração e até mesmo ao emagrecimento, se uma dieta equilibrada estiver sendo realizada. Alguns alimentos que compõem o grupo dos carboidratos complexos são: pães integrais, massas integrais, arroz integral, batata-doce, inhame, entre outros. 
 
Esses alimentos ricos em fibras agem impedindo que parte da glicose consumida seja absorvida pelo organismo, assim, o consumo equilibrado de carboidratos integrais atua em prol do emagrecimento saudável.
 
Quando se fala em dieta, há uma infinidade de fórmulas disponíveis, há dietas que restringem determinado grupo de alimentos, e acredite, quem perde é a sua saúde. A chave para uma vida mais saudável e para uma estética que agrade no espelho ainda é uma alimentação saudável unida à prática de atividades físicas moderadas. Não existe milagre, sem sacrifício e sem disciplina não é possível obter resultados significativos.
 
Beber muita água no intervalo das refeições é fundamental, aliás, a água é a responsável por fazer com que as fibras desempenhem seu papel da melhor maneira no organismo. Até mesmo a sua pele agradece, por que as toxinas acumuladas por meio da alimentação são eliminadas e assim, a pele se torna aparentemente mais hidratada e menos oleosa.
 
Exercícios aeróbicos são os mais recomendados se o intuito é perder peso em menos tempo, isso porque as atividades dentro dessa modalidade fazem com que vários grupos musculares sejam trabalhados ao mesmo tempo, assim, a queima de calorias é maior, ao menos uma hora pelo menos três vezes por semana já auxilia e muito inclusive, na perda de gorduras concentradas na região do abdômen.
 
Quer emagrecer? Prefira os carboidratos complexos ou integrais, se exercite e mantenha o foco.