"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Cereal que custa pouco e só agrega em saúde: aveia


29/07/2015 - 23:00:00 | 534

O que há de especial nesse alimento?

Se você está na luta pelo emagrecimento, mas acima de tudo, quer ganhar em saúde, invista no consumo de um cereal repleto de benefícios à saúde: trata-se da aveia.
 
A aveia pode ser encontrada facilmente, custa pouco, é livre de glúten e representa um dos alimentos mais ricos em fibras.
 
A aveia possui fibras solúveis e insolúveis e chama à atenção graças a um tipo de fibra conhecida como betaglucana que quando ingerida se transforma em uma espécie de gel que faz com que parte das gorduras presentes nas refeições não seja absorvida pelo organismo. Consequentemente se o consumo desse cereal estiver aliado a uma alimentação equilibrada e à prática de atividades físicas, pode levar ao emagrecimento efetivo.
 
Uma das maiores dificuldades para quem está na dieta de emagrecimento é manter o autocontrole, e por isso, a aveia é um alimento indicado, isso porque provoca sensação de saciedade, o que ajuda a manter a disciplina.
 
O intestino passa a funcionar melhor, e males como a prisão de ventre e constipação são prevenidos.
 
O sistema de defesa do organismo é fortalecido, vale estimular as crianças ao consumo deste importante cereal.
 
E quem poderia imaginar que até mesmo o humor seria beneficiado pelo consumo da aveia? Isso porque estimula a produção de importantes hormônios neurotransmissores como é o caso da serotonina, que ajuda a provocar sensação de bem-estar e contribui para o sono regular.
 
As fibras presentes no alimento melhoram a circulação sanguínea e o fato de fazer com que parte das gorduras presentes da dieta seja absorvida faz com que doenças cardiovasculares sejam prevenidas, com enfoque na aterosclerose.
 
A aveia também é aquela aliada indispensável que ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue, eleva os níveis de HDL (bom colesterol) e diminui os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue.
 
As fibras para desempenharem seu papel na saúde precisam de água, por isso é fundamental beber pelo menos dois litros de água entre as refeições.
 
E se o intuito é eliminar o excesso de peso, é claro que é fundamental praticar atividades físicas, principalmente dentro da modalidade aeróbica, que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo e pode fazer o corpo perder muito mais calorias em apenas uma hora de treino.
 
Não pode haver melhora de qualidade de vida sem esforço, por isso, utilize esse alimento na dieta e repense os maus hábitos.