A semente de chia é obtida da planta Salvia hispanica L., da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia. A Chia é originária do México e utilizada há séculos como alimento devido a suas propriedades benéficas para a saúde.
A semente de Chia é indicada por especialistas em nutrição, visto que é composta por excelentes nutrientes importantes para a saúde como fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas, minerais e ácidos graxos poli-insaturados, considerados “gordura boa”, que fazem desta semente um excelente complemento nutricional.
Semente de chia emagrece?
A chia ganhou destaque devido a sua capacidade de auxiliar o emagrecimento saudável. Após seu consumo, a semente se torna uma espécie de gel no estômago, sendo capaz de se expandir e proporcionar sensação de saciedade. Além disso, a sua composição rica em fibras, favorece o trânsito intestinal, prevenindo inchaços.
Conheça outros benefícios encontrados na semente de chia:
- Controla o diabetes: O auto conteúdo de fibras evita o aumento da glicemia, auxiliando o controle do açúcar no sangue.
- Fortalece o sistema imunológico: O minerais selênio e zinco, presentes na semente, reforça as defesas do organismo, prevenindo gripes, resfriados e infecções.
- Controla o colesterol: Os ácidos grãos Ômega 3 e 6 são “gorduras boas”, que reduzem o colesterol LDL, considerado ruim e aumentam o HDL, considerado colesterol bom. As fibras também possibilitam a redução de lipídios (gorduras) no sangue, como colesterol e triglicérides.
- Beneficia a saúde intestinal: As fibras também aumentam os movimentos intestinais, prevenindo a prisão de ventre e constipação, por exemplo.
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares: O ômega 3, encontrado em grande quantidade na semente, previne a formação de coágulos e arritmias, prevenindo a hipertensão, derrame e o infarto.
- Previne o envelhecimento precoce: os antioxidantes da chia combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células.
Como usar a chia?
A chia é encontrada em forma de grão, farinha ou óleo, podendo ser adicionada no iogurte, cereais, sucos, bolos, saladas e temperos. Para obter todos os benefícios da chia basta consumir mais de duas colheres de sopa por dia. O extrato de chia também está disponível em forma de cápsulas, que garantem os mesmos benefícios da semente.
A chia também pode ser consumida com água, antes das refeições para reduzir o apetite. Coloque 1 colher de sopa de semente de chia em 250ml de água e consuma 20 minutos antes das principais refeições.