Seja bem vindo a Online Farma!

O Trametes versicolor, mais conhecido como cogumelo do sol, das regiões serranas da Mata Atlântica no sul do Estado de São Paulo é usado há muito tempo pela medicinas orientais. Atualmente, o cogumelo do sol vem sendo usado em tratamentos médicos, e vem despertando o interesse por parte da comunidade medica e cientifica de instituições do Brasil e de outros países.

Acredita-se que o cogumelo do sol possui elementos regeneradores que fortalecem o corpo contra males e doenças. Os principais efeitos do cogumelo do sol são o fortalecimento do sistema imunológico, particularmente ao melhorar o funcionamento da célula, os Linfocitos T, que são glóbulos brancos que atuam no sistema imunológico.

Um benefício demonstrado pelo uso do cogumelo do sol, em teste clínicos, foi que o seu uso pode ajudar a reconstruir o sistema imunológico de pessoas com vários tipos diferentes de câncer, auxiliando em alguns tipos de tratamento, como a quimioterapia, visto que ele elimina, em parte, os efeitos colaterais dos tratamentos. O cogumelo do sol ser tomado em conjunto com as terapias de câncer regulares certamente consegue prolongar a vida do paciente.

Também, o cogumelo do sol pode melhorar a qualidade de vida reduzindo a suscetibilidade a infecções e outros efeitos negativos decorrentes de um sistema imunológico debilitado. Além disso, o cogumelo do sol funciona como um auxiliador  no tratamento da hepatite C, na medida em que melhora o apetite dos pacientes, que costumam emagrecer muito durante o tratamento da doença. Também, o cogumelo do sol diminui os efeitos colaterais dos medicamentos antivirais, como a fadiga e dores musculares e também ser uma excelente fonte de proteínas e vitaminas.

Em razão de seus efeitos positivos sobre o sistema imunológico, é possível que esse cogumelo possa prevenir o câncer ou auxiliar outras doenças em que a supressão do sistema imunológico é um grave problema. Um caso desses é a infecção causada pelo vírus da imunodeficiência humana, mais conhecido como HIV. Ainda são necessárias pesquisas para investigar o potencial promissor do cogumelo.