"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Combatendo a depressão de maneira natural


02/12/2014 - 23:00:00 | 564

Quais recursos podem ser utilizados a fim de acabar com esse mal?

 
Milhares de pessoas no mundo sofrem de depressão, e essa doença já é considerada como problema de saúde pública segundo a OMS Organização Mundial da Saúde. Para aqueles que nunca enfrentaram o problema ou que nunca tiveram alguém próximo do seu convívio com a doença, podem pensar que a depressão é apenas bobagem.
 
Essa doença é caracterizada pela profunda tristeza que tira do sujeito a vontade de viver, e não depende de nenhum acontecimento para existir, muitas vezes a pessoa nem ao menos tem um motivo aparente para estar triste e não consegue ver solução para a própria morbidez.
 
Dificilmente alguém que sofre de depressão por si só procura tratamento, é importante que os familiares e amigos prestem a atenção no comportamento da pessoa depressiva e que a estimulem a procurar ajuda médica.
 
Além dos antidepressivos prescritos há outras maneiras de vencer a doença. A prática de atividades físicas moderadas comprovadamente traz benefícios não apenas ao corpo, mas à mente. Isso porque estimulam a produção do hormônio neurotransmissor conhecido como endorfina, que produz no cérebro sensação de bem-estar.
 
Uma simples caminhada uma hora ao dia, por exemplo, já auxilia e muito no tratamento contra a doença.
 
Há também alguns alimentos que contêm em sua fórmula uma substância conhecida como triptofano, um aminoácido, que quando metabolizado pelo organismo estimula a produção do neurotransmissor serotonina, que possui a mesma funcionalidade da endorfina, provoca a sensação de bem-estar, além dos benefícios em prol de noites de sono plenas.
 
Quais alimentos fornecem triptofano?
 
A banana, o iogurte natural, os queijos brancos, o chocolate amargo etc. Aliás, o chocolate amargo, além de rico em triptofano, concentra altas taxas de magnésio, substância essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso. 
 
As frutas cítricas em sua maioria contém magnésio e triptofano. As sementes oleaginosas também são ricas em magnésio.
 
O organismo não consegue produzir triptofano, por isso, a maneira mais eficiente de oferecer esse agente ao corpo é por meio de uma alimentação rica e equilibrada. Por isso, além do tratamento médico convencional e do uso de determinada medicação, é importante que a pessoa mude o estilo de vida e inclua em sua vida uma alimentação saudável junto à prática de atividades físicas moderadas, pelo menos três vezes por semana.
 
A pessoa que sofre de depressão costuma acreditar que sua tristeza não terá fim e se sente naturalmente sozinha mesmo quando está rodeada por pessoas que a querem bem. Por isso, se você convive com alguém que sofre deste mal, oriente essa pessoa a procurar ajuda, ou se você mesmo sofre deste mal e chegou a esse artigo, procure auxílio, se não tiver coragem para buscar tratamento médico, peça ajuda a um amigo ou familiar de confiança. Não se esqueça do mais importante: Depressão é uma doença e tem cura.