Seja bem vindo a Online Farma!

Existem várias maneiras pelas quais você pode melhorar seu sistema imunológico para torná-lo o mais forte e eficaz possível. Desde o início do surto em Wuhan, na China, no final de dezembro, mais de 1.500.000  de casos foram registrados em todo o mundo, com quase 100.000 mortes no momento da redação deste artigo.

Embora atualmente não exista cura para o coronavírus, existem algumas medidas sensatas que todos podem tomar para ajudar a apoiar suas defesas naturais contra vírus, resfriados e gripe.

O sistema imunológico do corpo é o que ajuda a combater os patógenos que causam doenças.

Existem várias maneiras pelas quais você pode melhorar seu sistema imunológico para torná-lo o mais forte e eficaz possível, incluindo os seguintes:

1. Reduza o estresse

O estresse pode suprimir o sistema imunológico e torná-lo mais vulnerável à infecção, de acordo com especialistas. A pesquisa descobriu que o estresse causa uma liberação do hormônio cortisol, que pode aumentar a inflamação, precursora de muitas doenças, em seu corpo. O estresse crônico também pode interferir na capacidade de combater infecções dos glóbulos brancos, tornando-o mais suscetível a contrair doenças.

A Dra. Jenna Macciochi, uma das principais imunologistas do Reino Unido, disse: "O estresse é um dos principais contribuintes para um sistema imunológico desequilibrado e suscetibilidade a infecções. "É importante tentar reduzir o máximo possível através de técnicas respiratórias ou apenas pegar um momento para relaxar, meditar, ou tomar uma boa xícara de chá".

2. Coma muitas frutas e vegetais

Comer muitas frutas e vegetais todos os dias pode fazer maravilhas para o seu sistema imunológico. Beth Warren, R.D., fundadora da Beth Warren Nutrition e autora de Secrets of a Kosher Girl, disse: "Frutas e vegetais ajudam a armar seu corpo com antioxidantes necessários para combater o estresse oxidativo, que inclui a contração de uma doença em seu corpo".

Legumes como batata doce, abóbora e beterraba são ricos em beta-caroteno, que nossos corpos convertem em vitamina A. Precisamos de vitamina A para manter as mucosas do nariz e dos pulmões suficientemente robustas para se defender contra infecções. Outros alimentos a incluir são frutas alaranjadas e vermelhas, como laranjas, manga, damascos e melão.

3. Durma um sono de qualidade

Uma das maneiras mais fáceis de as pessoas pegarem vírus é não dormirem direito. Quando não dormirmos direito nosso corpo não é capaz de combater infecções como seria normalmente. É por isso que é tão importante garantir que você durma bem.

4. Lave as mãos regularmente

Pode parecer óbvio, mas manter bons hábitos de higiene pode realmente ajudar quando se trata de se manter saudável. Lavar as mãos toda vez que você vai ao banheiro, antes e depois de preparar a comida e em outros horários durante o dia, realmente é tão importante. Você deve limpar as mãos por 20 a 30 segundos ao usar um gel para as mãos à base de álcool. Os profissionais de saúde dizem que a melhor maneira de se proteger é lavar as mãos com água e sabão por 40 segundos.

Lave as mãos quando:

  • Você começa a trabalhar ou chega em casa
  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
  • Antes de comer ou manusear alimentos
  • Entende-se que o coronavírus se espalha por gotículas de tosse e espirros.
  • Tocar em superfícies onde essas gotículas podem ter caído significa que você pode facilmente pegá-las.
  • Você também deve tossir ou espirrar nos tecidos antes de os separar.

5. Continue se exercitando

Para se manter saudável, é importante se exercitar regularmente. Frankie Brogan, nutricionista sênior do Reino Unido disse: "O exercício regular é uma ótima maneira de apoiar o sistema imunológico, e isso pode ser devido a vários mecanismos diferentes. Como o exercício pode ajudar a apoiar a boa circulação, isso permite que nossas células imunológicas viajem pelo corpo com mais eficiência. Além disso, essas células imunes parecem ser estimuladas por exercícios leves."

De acordo com um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, as pessoas que se exercitam cinco ou mais dias por semana passam 46% menos dias com um vírus resfriado ou respiratório, em comparação com aquelas que se exercitam apenas uma vez por semana ou não fazem nada. Além disso, as pessoas mais aptas também experimentam sintomas menos graves quando ficam resfriadas e se recuperam mais rapidamente.

6. Alimente seu corpo com vitamina D

A vitamina D é essencial para um sistema imunológico saudável. Acredita-se que a vitamina D ajude a estimular a produção de peptídeos, substâncias no corpo capazes de combater bactérias, fungos e vírus. A nutricionista Frankie Brogan diz: "As fontes alimentares de vitamina D incluem ovos e peixes gordurosos, mas é um desafio obter os níveis recomendados apenas com os alimentos, então muitas pessoas optam por tomar um suplemento de vitamina D. De fato, recomenda-se que todos usem um suplemento de vitamina D durante o inverno".

7. Evite bebidas álcoolicas

Esqueça a bebida durante a crise do coronavírus, porque o consumo excessivo de álcool esgota nossas células imunológicas. Sheena Cruickshank, professora de imunologia da Universidade de Manchester, disse: "Alguns estudos sugeriram que os macrófagos de primeira linha de defesa não são tão eficazes em pessoas que ingeriram muito álcool.

Sinais de alerta de coronavírus

Como o Covid-19 é um novo vírus, os especialistas ainda estão trabalhando para entendê-lo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas mais comuns da infecção por coronavírus geralmente incluem:

  • Tosse
  • Febre
  • Falta de ar

Alguns pacientes podem sentir dores, congestão nasal, coriza, garganta inflamada ou diarréia - mas geralmente são leves e começam gradualmente. O desenvolvimento desses sintomas não significa necessariamente que você tem a doença e são semelhantes a outras doenças, como a resfriado comum ou gripe. Algumas pessoas não desenvolvem todos esses sintomas, e alguns podem nem sequer mostrar sintomas, dizem os especialistas. Cerca de um em cada seis que recebe o Covid-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade para respirar, de acordo com o estudo. OMS. As pessoas idosas e as pessoas com problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

E houve sugestões de que o alto consumo de álcool também pode levar à redução dos linfócitos. Então, se o vírus entrar em você, você não será tão bom em contê-lo e combatê-lo."

8. Pare de fumar

Os cientistas alertaram que os fumantes podem enfrentar um risco aumentado de coronavírus e sofrer sintomas piores. Especialistas dizem que o hábito enfraquece a função dos pulmões e pode deixar as pessoas mais suscetíveis ao inseto mortal.


Tags: Coronavírus