Seja bem vindo a Online Farma!

Dados do IBGE apontam que cerca de 60% dos brasileiros estão acima do peso, segundo a Abeso (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. E a alimentação é o principal fator que desencadeia esse quadro. 

Uma das medidas para alcançar o peso ideal está em consumir nutrientes que trazem benefícios ao corpo e que estão em equilíbrio com o sistema hormonal e metabolismo, como destaca  Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar, pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia (EUA).

 Ele ainda recomenda cortar alimentos com carboidratos refinados e processados. Confira abaixo cinco alimentos bastante acessíveis, indicados pelo especialista, os quais são considerados aliados para quem deseja emagrecer com saúde: 

1 - Atum

De acordo com Polesso, o atum é um dos alimentos que mais auxiliam o organismo quanto ao controle de insulina, além de ajudar a queimar gordura.  Segundo o especialista, o ideal é escolher por peixes in natura ou em água, evitando opções em óleos vegetais, o que contribui para inflamações no organismo. 

2 - Azeite de dendê/oliva

Esses alimentos ajudam a manutenção do peso, com redução de gordura corporal. O azeite de dendê, por exemplo, é antioxidante - sendo eficaz para combater radicais livres que favorecem o envelhecimento cutâneo. 

3 - Chá

Para quem gosta de chás, uma boa notícia: eles ajudam a controlar a vontade de comer doce, além de serem ótimas opções para substituir bebidas muito doces. Contudo, o indicado é consumi-los com adoçantes naturais. 

4- Ovos

Tido como vilão da saúde por muitos anos, hoje, o ovo é reconhecido como um dos alimentos mais nutritivos- sendo muito rico em proteínas e gordura de alta qualidade. Dessa forma, o especialista destaca que o alimento exerce um papel eficaz como controlador do hormônio insulina. “Ovos, preferencialmente, caipiras, são alimentos que podem ser utilizados no café da manhã, e podem até substituir o pão”, ressalta. 

Comer à noite engorda?

Ao contrário do que muitas pensam, o que vai determinar o ganho de peso não está no período do dia em que se alimenta, mas na quantidade de caloria consumida em excesso ao que o organismo, de fato, necessita, como pontua a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  A entidade ainda afirma que não existe evidência científica de que comer à noite engorda, segundo o Centro de Saúde da Universidade de Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos. 

 

Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar, pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia (EUA)

https://www.facebook.com/rodrigo.polesso?fref=ts

 

Referências:

https://www.abeso.org.br/

https://www2.cirurgiaplastica.org.br/