"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Conheça as propriedades da banana: uma das frutas mais consumidas


18/02/2014 - 23:00:00 | 609
Indiscutivelmente a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, não importa se é nanica, ouro, prata ou banana da terra. 
 
Fácil de ser consumida, essa fruta está presente na dieta de muitos brasileiros, o que chama a atenção para a banana é seu alto valor nutricional.
 
Por ser rica em carboidratos, a banana confere ao organismo energia necessária para um bom funcionamento, essa fruta é formada em sua maior parte por amido, quando amadurece, o amido passa por um processo de transformação e resulta em açúcares como a sacarose, frutose e glicose. 
 
O importante é que a banana seja consumida madura, pois se o amido não tiver sido convertido em açúcar, pode provocar má digestão e gases intestinais.
 
Essa fruta querida por tantos é rica em vitamina B6 e possui consideráveis quantidades de vitaminas B1, B2, C, E, além de folato.
 
No quesito mineral, a fruta é rica em potássio, magnésio, aliás, é uma das frutas mais ricas em potássio. 
 
A banana possui dois tipos de fibras fundamentais na dieta: solúveis e insolúveis, sendo útil para a diminuição dos níveis de colesterol no sangue e para equilíbrio do funcionamento intestinal.
 
Outra curiosidade sobre a fruta, é que possui um aminoácido conhecido como triptofano, responsável por ativar a produção da serotonina no cérebro, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, consequentemente o consumo regular da banana age sobre o sistema nervoso e controla os níveis de ansiedade e nervosismo decorrentes do estresse.
 
É uma fruta importante na dieta daqueles que sofrem de doenças cardíacas, pois o excesso de potássio e baixo teor de sódio previnem arritmias, hipertensão, trombose arterial e até mesmo o câncer.
 
Por ser rica em vitamina B e magnésio, produz energia ao organismo, previne o progresso da aterosclerose e reduz a possibilidade de enfarte.
 
Em casos de diabetes, o consumo da fruta deve ser orientado pelo médico.
 
Consuma mais banana, desfrute dos benefícios que ela proporciona.