Seja bem vindo a Online Farma!

O grão-de-bico é uma semente de uma planta conhecida como Cicer Arietinum L., trata-se de uma espécie de herbácea da família das leguminosas. O que chama a atenção nesse alimento são suas notáveis propriedades, o grão-de-bico auxilia na redução do colesterol no sangue e atua sobre o sistema nervoso.
 
É rico em nutrientes, excelente fonte de energia para o organismo.  O alimento é rico em proteínas, para que se tenha uma ideia do valor proteico do grão-de-bico, supera as quantidades presentes na carne e no ovo, aliás, a combinação de uma leguminosa com um cereal é capaz de proporcionar proteína de alta qualidade biológica ao organismo.
 
O alimento é rico em carboidratos, o amido é abundante na leguminosa, mas é importante que o grão-de-bico seja bem mastigado, pois a transformação do amido em glicose leva tempo e a saliva é rica em amilase, uma enzima que atua diretamente sobre a digestão do amido.
 
A leguminosa possui gorduras pollinsaturadas do grupo dos ácidos graxos, que ajudam na redução do mau colesterol no sangue.
 
É fonte de vitaminas B2 e B6, possui folato. Possui mais ferro do que a carne, em 100 gramas de grão-de-bico é possível encontrar o equivalente a 6,24 mg do mineral. 
 
A proporção de nutrientes presentes no alimento é equilibrada, é importante incluir o grão-de-bico na dieta, o consumo frequente reduz as taxas de colesterol no sangue, melhora a saúde das artérias, prevenindo o entupimento e o risco de infarto no miocárdio. 
 
É um alimento rico em fibras, atua equilibrando a flora intestinal. Por ser rico em vitaminas do complexo B, age diretamente sobre o sistema nervoso, ajuda a diminuir a irritabilidade, é indicada para casos de estresse e ajuda em quadros de depressão.
 
As gestantes devem incluir o alimento na dieta pela riqueza de ferro e, por equilibrar os nutrientes que devem estar presentes diariamente na alimentação.
 
Em caldos, sopas, saladas, até mesmo como patê, o grão-de-bico deve ser mais explorado no dia a dia. Inclua na sua dieta!