"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Conheça mais sobre o poder da arnica


01/10/2013 - 23:00:00 | 1251
Que a natureza é rica em prol da saúde do homem, a maioria das pessoas sabe, mas há uma planta rica em propriedades contra hematomas e inflamações: trata-se da arnica.
 
Essa planta faz parte da família das Asteráceas, o nome Arnica significa pele de cordeiro, pois as folhas são aveludadas e suaves ao toque.
 
A arnica é conhecida por muitos como arnica da montanha ou arnica verdadeira. O que impressiona nessa planta é seu poder antiinflamatório que muitas vezes chega a ser mais eficiente do que medicamentos com substâncias químicas. Essa planta possui duas importantes propriedades: a inolina e quercitina, responsáveis pelo poder antiinflamatório e analgésico da planta.
 
Aqueles que fazem uso da arnica, não abandonam em casos de hematomas, inchaços, distensões musculares etc., o poder cicatrizante e de amenizar a dor é supreendente.
 
Quais as utilidades da arnica?
Pode ser usada em casos de distensões musculares; em dores articulares; reumáticas; casos de entorse; de contusões; pode ser usada em ferimentos; edemas; furunculoses etc.
 
O uso da arnica é indicado para uso superficial, pois internamente pode vir a causar intoxicações, dores abdominais, bolhas, aumento da pressão arterial etc.
 
A forma de utilização da planta pode variar, mas existem algumas maneiras mais utilizadas que são muito úteis caso algum dos problemas citados acima ocorram.
 
Óleo de arnica
 
Ingredientes
100 g de folhas secas de arnica;
7 colheres (sopa) de azeite de oliva
 
Modo de fazer
Misture bem os ingredientes e leve ao fogo em banho-maria por aproximadamente 3 horas (panela sempre tampada). Depois de desligar o fogo, esprema bem as folhas para que todo o sumo seja extraído, coe e coloque em um vidro escuro.
 
Esse óleo pode ser usado onde haja a concentração de dor devido à algum problema como: dores musculares; distensões; dores nas articulações etc.
 
Tintura de arnica
 
Ingredientes
100 g de folhas secas de arnica;
Meio litro de água;
Meio litro de álcool de cereais
 
Modo de fazer
Misture todos os ingredientes e deixe descansando em local afastado da luz por pelo menos 15 dias. Coe após esse período e coloque em um vidro escuro. Aplique no local da dor a cada 6 horas.
 
O resultado dessas duas maneiras de utilizar a arnica é surpreendente. Vale a pena ter em casa.