"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Conheça o poder das plantas e ervas carminativas


16/10/2013 - 23:00:00 | 3813
Existem algumas espécies na natureza conhecidas como plantas carminativas ou como alguns preferem dizer: ervas carminativas. Possuem ação junto ao sistema digestivo, facilitam a digestão de alimentos e ajudam inclusive a aliviar sintomas desagradáveis como flatulência.

Quais são essas plantas e ervas com propriedade carminativa?
O anis; cominho; erva-doce; camomila; melissa; hortelã; louro; funcho; gengibre; magnólia; noz moscada; erva cidreira; manjericão; alcachofra, entre outras.
 
O gengibre é uma raiz, mas possui propriedades carminativas, auxilia no processo de digestão dos alimentos, obviamente que se utilizado em excesso pode causar irritação estomacal ou até mesmo azia, por isso a orientação da utilização é moderadamente.
 
A alcachofra é uma flor muito apreciada na culinária, mas que também facilita o processo de digestão no organismo.
 
Algumas plantas podem ser usadas por meio de chá, pois previnem e ajudam na desobstrução de gases dos tubos intestinais, mas as ervas podem complementar a preparação de alguns alimentos, desde os de mais fácil digestão até aqueles mais difíceis de serem digeridos.
 
O feijão, por exemplo, é um alimento difícil de ser digerido, pois possui alguns açúcares complexos, neste caso, o gengibre pode ser utilizado em lascas no momento do consumo ou no momento da preparação do feijão para facilitar o processo digestivo. Se for realizar o preparo de alguma hortaliça como o repolho, pode ser usado o cominho como tempero, entre outras combinações.
 
Essas ervas podem substituir o uso de condimentos na alimentação, que agridem o estômago e podem desencadear em uma série de sintomas desagradáveis.
 
O uso auxilia na eliminação de gases e confere a sensação de leveza e alívio de dores provenientes da contração abdominal. Use as plantas, ervas e alimentos com propriedades carminativas, cuide do seu aparelho digestivo.