Seja bem vindo a Online Farma!

O consumo da uva e de seus derivados vem cada vez mais ganhando a simpatia dos médicos. Estima-se que há cerca de 20 antioxidantes em sua casca, mas apenas nas roxas e rosadas – as uvas brancas ou verdes não contêm as mesmas substâncias. Esses antioxidantes agem em conjunto combatendo os radicais livres, de forma a evitar o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.

No entanto, os grandes responsáveis pelos benefícios à saúde são os bioflavonoides, os taninos e o resveratrol (considerado o mais importante). O resveratrol é um composto fenólico presente na casca da uva, que protege o alimento contra ataques de fungos ou vírus.

A ação protetora do resveratrol também reflete na saúde do organismo, pois ele combate a produção de radicais livres e toxinas, reduz os níveis do mau colesterol (LDL) no sangue e o risco de infartos e derrames. Por fim, previne que placas de gordura fiquem alojadas nos vasos sanguíneos. A pressão arterial também tende a ficar sob controle com o consumo diário da fruta ou derivados.

Uma publicação recente do Journal of Nutrition, dos Estados Unidos, revelou que o suco de uva pode agir contra o câncer e contribuir para a redução da incidência de tumores, em especial os de intestino, cólon e pulmão. A ação foi explicada pelos antioxidantes da uva que previnem danos ao DNA e evita que uma determinada célula se torne maligna.

Outros estudos já indicaram que o suco da uva,especialmente os de uvas roxas e rosadas, fortalece o sistema imunológico, acelera o metabolismo e reduz o ácido úrico (uma substância produzida pelo organismo, responsável pela fadiga). Por se tratar de uma bebida alcalinizante, ou seja, que combate a acidez sanguínea, é recomendada para pessoas que consomem carne vermelha em excesso.

Há uma variedade enorme desta bebida nos supermercados, mas é bom ficar atento ao rótulo do produto, pois quanto menor a quantidade de polpa da fruta, menor será seu valor nutricional.

Por: AgComunicado