Seja bem vindo a Online Farma!

Quando o assunto é dieta para emagrecimento, as controvérsias não são poucas. Alguns seguem à risca as dietas da moda (termogênica, balanceada, dos carboidratos, entre outras), outros optam pela reeducação alimentar.

No entanto, as dúvidas,  mitos e verdades sobre os alimentos se fazem presentes, independente da dieta escolhida para perder peso. Confira abaixo seis mitos e verdades sobre dietas e busque um emagrecimento saudável e sem sofrimento.

1 – Beber água ou sucos durante as refeições engorda
MITO: A bebida ajuda na deglutição (passagem da garganta até o estômago) e na lubrificação dos alimentos e, desta forma, facilita a digestão. O ideal é consumir apenas um copo de água ou outra bebida durante as refeições. Mais do que isso, as bebidas podem atrapalhar, uma vez que diluem o suco gástrico e as enzimas. O que realmente eleva o nível de calorias de uma refeição é o consumo de bebidas adoçadas. Portanto, prefira os sucos naturais, sem adoçantes ou açúcares.

2 –Cenoura com casca promove o emagrecimento
VERDADE:  A casca da cenoura possui quantidades elevadas de fibras e, ao ser consumida promove maior sensação de saciedade.

3-  Consumir carboidratos à noite engorda
MITO: O carboidrato é uma das principais fontes de energia para o organismo. Sua presença é essencial para queima de gorduras. Na falta de carboidrato, a proteína presente na massa muscular é utilizada na produção de energia e dessa forma, há perda muscular. Além disso, alimentos ricos em carboidratos estimulam o bom funcionamento do intestino. O consumo moderado de carboidratos ao longo do dia ajuda a promover o emagrecimento saudável.

4 – Vitaminas engordam
MITO: É possível que haver aumento do apetite ao se consumir vitaminas apenas quando há deficiência de alguma no organismo. Elas não possuem calorias e não engordam.  

5 – Chá verde ajuda no emagrecimento
VERDADE:  O chá verde não só ajuda a emagrecer, como a secar a gordura abdominal. A cafeína, presente em sua composição, acelera o metabolismo e estimula a redução da gordura no corpo. Além disso, é uma bebida antioxidante e atua no processo de desintoxicação do organismo, combatendo o envelhecimento das células e a redução do colesterol.  

6 – Cerveja ou chope dá barriga
MITO: O estômago é dilatado pelo excesso de líquido, ou seja, o que promove a saliência abdominal é o excesso de bebida alcoólica.

Por: AgComunicado