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Por que consumir vegetais é tão importante para manter a saúde?


13/07/2015 - 23:00:00 | 2102

Entenda mais sobre a importância do consumo desses alimentos

 
Uma alimentação saudável sem sombra de dúvidas é a receita para o sucesso na dieta, inclusive, se o intuito for o emagrecimento efetivo. Consumir alimentos frescos, ricos em nutrientes todos os dias é fundamental para manter a saúde em dia. Consumir vegetais é primordial. Mas porque são tão recomendados na dieta? O que os vegetais oferecem de benefícios à saúde?
 
Multivitamínicos naturais: Os vegetais são naturalmente ricos em vitaminas e em importantes minerais, o que garante o pleno funcionamento de diversas áreas do organismo. Suplementos multivitamínicos não precisam ser desconsiderados, mas vale enfatizar o consumo de alimentos naturais na dieta diária. 
 
Variedade na dieta: Mesmo se você não gosta de um ou outro vegetal, há sempre inúmeras opções e alternativas para escolha. Vale sempre prezar pela diversidade de texturas e cores. São alimentos ricos em propriedade anti-inflamatória, ajudam na recuperação muscular e previnem até mesmo o envelhecimento precoce. As vitaminas proeminentes na maioria dos vegetais são a A e a C.
 
Folhas verde-escuras. Os vegetais de cor verde-escura chamam a atenção para a quantidade de vitaminas do complexo B em sua composição. Essas folhas atuam inclusive na definição muscular, por isso, não podem faltar na dieta e devem ser exploradas.
 
O que também chama a atenção nesses alimentos é a ação antioxidante que previne a formação dos radicais livres no organismo e age prevenindo a destruição das células e prevenindo o envelhecimento precoce.
 
Graças à riqueza em fibras esses alimentos ajudam na produção da sensação de saciedade o que diminui o desejo repentino por alimentos desnecessários e que podem gerar sobrepeso.
 
O ideal seria que esses alimentos (verduras e legumes) fossem consumidos todos os dias em todas as refeições, mas se ao menos forem consumidos no almoço e jantar, isso já auxilia e muito. Lembrando que um prato colorido é sinônimo de muitos antioxidantes.
 
Dentre as verduras de folhas verde-escuras, se destaca a couve, agrião, brócolis, entre outros. Podem ser combinadas em sucos com outros vegetais e até mesmo com frutas.
 
A beterraba é um excelente alimento, repleto de benefícios à saúde. É fonte natural de energia, alimento altamente indicado para aquelas pessoas que praticam atividades físicas, pois aumenta o desempenho durante os treinos. Vale introduzir esse alimento na dieta das crianças.
 
Se você não tem o hábito de consumir esses alimentos, comece agora mesmo a mudar os maus hábitos. Substitua alimentos nocivos por esses ricos em nutrientes e perceberá os resultados em prol da saúde e estética.