Seja bem vindo a Online Farma!

Sol, vento, água do mar e cloro é a combinação perfeita para danificar os cabelos, pois abrem a cutícula dos fios e provocam a perda de água e proteínas. O resultado é a quebra, surgimento de pontas duplas e ressecamento. Além disso, a radiação ultravioleta pode oxidar o pigmento que dá cor ao cabelos e desbotar os fios.

O primeiro passo para evitar esses problemas é usar shampoos menos agressivos, recomendados para uso frequente e ótimos para o verão, já que nesta época lavamos o cabelo mais vezes. Esses produtos são compostos por um pH neutro e ajudam a manter o brilho, força e maciez dos fios.

O leave-in ou leave-on, aquele produto com filtro solar, usado após a lavagem dos fios, é indispensável! Esses cosméticos com filtro solar costumam levar em sua fórmula um derivado de silicone, que protege os cabelos dos danos causados pela água do mar ou do cloro. Outra boa pedida são os cosméticos à base de manteiga de karité. Ao contrário do que muita gente acredita, ela não é gordurosa e pode ser usada em cabelos oleosos nas pontas – afinal, todos precisam de hidratação extra no verão! Além de hidratar, a manteiga de karité protege e nutre os fios.

Se surgir dúvidas na hora da compra, opte pelos produtos que combinam hidratante e filtro solar.   Os cosméticos para cabelos em spray são fáceis de aplicar e mais recomendados para os cabelos oleosos. Outra boa dica é trocar a água quente ou morna pela fria, que evita a produção de sebo e deixam os cabelos mais soltos.

Evite:

• Prender os cabelos enquanto estivem úmidos, pois os fios ficam fragilizados e se quebram com maior facilidade;
• Abusar dos tratamentos químicos no verão, pois os cabelos já sofrem a agressão do radiação solar, do sol e da água do mar ou de piscina. Prefira tingir ou alisar no inverno.

Não esqueça de manter uma dieta balanceada. Alimentos com a cenoura e o tomate fornecem brilho e hidratação para os fios. E tomar água é fundamental para a hidratação geral do corpo e para a beleza dos fios.

Por: AgComunicado