Seja bem vindo a Online Farma!

Milhares de pessoas no mundo sofrem com a diabetes e uma parcela considerável da população desconhece a doença. É uma enfermidade silenciosa que pode ser driblada com positividade.
 
Diabetes é uma doença originada pela deficiência da produção de insulina. Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável pela entrada da glicose (açúcar) no sangue que resulta em energia para o organismo, quando ocorre deficiência na produção desse hormônio,  as taxas de açúcar no sangue aumentam e por isso ocasionam a doença. Existem três tipos de diabetes.

Diabetes tipo 1- esse tipo de diabetes ocorre na maior parte das vezes na infância e adolescência, é caracterizada pela pouca produção de insulina ou pela isenção da mesma no organismo. O tratamento nestes casos se dá pela injeção diária de insulina.

Diabetes tipo 2- neste caso, o pâncreas produz insulina, mas as células são resistentes à sua ação. Esse tipo de diabetes é mais frequente aos 40 anos para cima.

Diabetes gestacional- esse tipo de diabetes ocorre devido ao aumento de peso na gestação.

Muitos fatores podem ocasionar a diabetes: sobrepeso e obesidade (uma grande parcela de crianças acima do peso podem ser portadoras ou desenvolver a doença); hereditariedade (pessoas que tem ou tiveram familiares com a doença estão mais propensas a ter diabetes; alto colesterol; medicação à base de cortisona; sedentarismo; estresse; pessoas acima de 40 anos, entre outros fatores podem ser responsáveis pelo ocasionamento da enfermidade.

Os maiores agravantes da doença
Uma das situações mais complicadas para àqueles que sofrem de diabetes é manter uma dieta equilibrada. É de extrema importância que o portador da doença conheça a sua dieta e preferencialmente anote todos os alimentos que ingere para desta forma poder controlar a quantidade de açúcar ingerida.
 
A procura por um nutricionista é importante para que seja realizada uma dieta criteriosa, mas que ao mesmo tempo dê condições de agrado ao paladar. Uma das coisas mais difíceis é não comer aquilo que se gosta, principalmente quando se tratam de crianças, mas com a modernidade, existem muitos alimentos com formulações diet que podem ser consumidos, mas com equilíbrio.
 
Se exercitar é fundamental e a perda de peso em casos de obesidade e sobrepeso são cruciais.
 
A diabetes é uma doença que deve ser tratada durante toda a vida. Existem medicamentos fitoterápicos como Psyllium que entre as suas propriedades auxilia na redução das taxas de açúcar no sangue, mas como todo medicamento, deve ser orientado por médicos.
 
A diabetes pode ser resultado de outras patologias existentes, de qualquer forma o tratamento é de extrema importância.
 
É possível ter qualidade de vida e conviver com a doença desde que cuidados sejam respeitados.
 
Cuide da saúde, drible a doença com motivação, motivação por si mesmo e pelo dom da vida!