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Entenda por que dietas restritivas podem agredir a saúde cardiovascular


10/02/2015 - 23:00:00 | 712

Se você já recorreu ou está pensando em recorrer a alguma dieta radical que promete a perda de muito peso em pouco tempo, tome cuidado! 

 
Há na atualidade dietas que prometem perda de 1 kg por semana, mas embora esteticamente o benefício agrade, a saúde do coração é prejudicada. Por quê? Geralmente as dietas que prometem a perda de muito peso em pouco tempo, restringem determinados grupos de alimento da dieta, em sua maioria essas dietas costumam ser ricas em proteínas, que em excesso podem vir a provocar desidratação e perda de sódio e de potássio. O sódio em equilíbrio assim como o potássio é fundamental para o funcionamento equilibrado do sistema cardiovascular.
 
Muitas pessoas querem resultados rápidos no que se refere à perda de peso, mas resultados efetivos só podem ser observados quando uma dieta equilibrada é realizada à longo prazo. É fundamental mudar maus hábitos, até mesmo para que o processo de emagrecimento não seja apenas uma fase, mas uma mudança para a vida toda.
 
Dietas alimentares saudáveis devem ser equilibradas, o que quer dizer que todos os grupos alimentares devem estar presentes na dieta (proteínas, carboidratos, lipídeos (gorduras), entre outros). 
 
O ideal é que sejam realizados ao longo do dia de 5 a 6 refeições ao dia. Gorduras são importantes na dieta, mas o cuidado deve ser em relação ao tipo de gordura que se ingere e à quantidade. Por isso, prefira as gorduras mais saudáveis como as poli-insaturadas ou monoinsaturadas, invista no ômega 3 na dieta (encontrado principalmente nos peixes), sementes oleaginosas também são ricas em ácidos graxos (gorduras saudáveis) e em substâncias antioxidantes, importantes inclusive, para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.
 
Inclua na alimentação frutas, verduras e legumes, retire da dieta alimentos condimentados, ricos em conservantes, evite ao máximo a utilização do sal, aliás, invista na utilização de temperos naturais para a preparação das refeições no dia a dia (salsinha, manjericão, sálvia, tomilho, coentro, entre outros).
 
Em relação aos lácteos, faça substituições saudáveis, prefira o leite desnatado, os queijos magros (ricota, cottage e queijo fresco, entre outros), muito cuidado com o requeijão e a margarina.
 
Evite ao máximo as guloseimas, que não apenas geram sobrepeso, mas podem ocasionar em problemas do coração, aliás, vale lembrar que alimentos doces também contêm sódio em sua composição, com ênfase no refrigerante e biscoitos recheados.
 
Pratique atividades físicas moderadas (caminhada, corrida, passeio de bicicleta, dança, entre outras). Beba muita água entre as refeições e abomine excessos como ingestão de bebidas alcoólicas e tabagismo. Além de perder peso, você ganhará em saúde.